•  14 abr 2015  •

Sono do Bebê – Dormindo a noite toda

Oi mamães!!!! Uma das coisas mais difíceis para nós mamães de primeira viagem, é entender o sono do bebê e como ele funciona.

O post de hoje é para contar a vocês como ensinei o Lorenzo a dormir sozinho e reuni algumas dicas sobre o sono do bebê para ajudar vocês nessa tarefa!

Antes de começar, gostaria de dizer que alguns bebês aprendem mais fácil, outros demoram um pouco mais, mas em ambos os casos é preciso muita paciência! Mas não se desesperem, no fim tudo dará certo!

Muitos bebês já nascem com uma predisposição a um sono mais difícil, seja por fatores genéticos, uma gravidez que não foi tranquila e diversos outros motivos. O objetivo deste post não é dar todos os detalhes técnicos, até porque não sou uma especialista, mas como a minha experiência com o Lorenzo deu certo, vou compartilhar com vocês e espero ajudá-las nessa tarefa!

Até o Lorenzo completar 4 meses de vida ele acordava de 3 em 3 horas para mamar, parecia um reloginho. Os bebês até essa idade necessitam de muita energia e por isso acordam durante a madrugada para mamar, eles estão em fase de crescimento e seu estômago ainda é muito pequenininho, portanto eles não conseguem armazenar grandes quantidades de leite.

Após esse período, o Lorenzo já estava com ganho de peso suficiente para gradativamente “tirar a mamada da madrugada”. Eu particularmente acho muito importante a criação de uma rotina para o bebê desde o primeiro dia em casa e foi aí que tudo começou. Todas as noites aqui em casa seguíamos o “ritual” do sono do bebê: banho, peito e berço. A casa precisava estar silenciosa, com as luzes apagadas e somente a TV ligada, quase sem volume. Eu gostava de amamentar ele na sala, assistindo TV. Quando ele terminava (cerca de 40 min de mamada) eu esperava uns 20 minutos até ele arrotar. Isso tudo por volta das 21:00hs. Terminando isso, colocava ele no berço (nesta idade ele dormia no peito ainda) e pronto. Ele dormia até as 00:00hs.

Aprendi no livro OS SEGREDOS DE UMA ENCANTADORA DE BEBÊS sobre a mamada dos sonhos, onde você pega o bebê, mesmo que ele não esteja acordado e dá o peito. Segundo a autora, você precisa “encher o tanque” do bebê para que ele durma a noite toda. Fiz isso por uns 15 dias até o Lorenzo engatar no sono a noite inteira!

Mas confesso que não foi só a mamada dos sonhos que me ajudou.  Eu estava errando em outra coisa que normalmente não percebemos, mas abaixo eu explico o porquê!

Quando eu coloquei o Lorenzo no quarto dele, ele tinha apenas 1 mês de vida, eu ficava praticamente com a babá eletrônica na minha cara o tempo inteiro. Se ele resmungasse, eu corria para o quarto para acalmá-lo.

O que eu não sabia, é que eu não deveria fazer isso!

Isso mesmo, se você mamãe, também está fazendo isso como eu fazia, o que é super normal, preste atenção na explicação abaixo. Sem saber o que fazer, nosso instinto nos leva correndo ao berço para acudir nossos pequenos… Mas o que nós precisamos entender é que os bebês têm seus ciclos de sono, e esses ciclos são compostos de basicamente 5 fases:

sono do bebê - Ciclo do Sono

Fase 1 – Sonolência – É quando o organismo libera melatonina, substância indutora do sono que é produzida no cérebro

Fase 2 – Entrando em sono profundo – esta na verdade é apenas uma fase de transição entre uma fase e outra, os batimentos cardíacos vão diminuindo assim como a respiração

Fase 3 – Sono profundo – nessa fase é o sono mais profundo, o bebê fica praticamente imóvel, e é nessa fase que é liberado o hormônio do crescimento

Fase 4 – É o sono mais leve, também conhecido como REM (Rapid Eye Movement – Movimento Rápido dos Olhos), onde acontecem os sonhos

Fase 5 – Parcialmente desperto – É também uma fase de transição entre sonos, e também o fim do ciclo de 40 a 50 minutos de sono

Nos adultos, quando chegamos ao fim de um ciclo de sono, normalmente acordamos, viramos de lado, e voltamos a dormir. Na grande maioria das vezes nem nos lembramos, mas sempre fazemos a mesma coisa.

Era justamente nessa transição entre um ciclo e outro, que o Lorenzo (assim como a grande maioria dos bebês) resmungava e eu ia correndo no quarto dele e acabava atrapalhando essa transição.

Pronto, ele acordava e eu ficava desesperada achando que ele nunca mais iria dormir. Eu não dava chance para que ele aprendesse a dormir sozinho. Depois que li sobre isso, minhas atitudes mudaram e passei a prestar mais atenção no sono do Lorenzo. Procurei também na internet várias dicas para me ajudar nessa transição e coloquei em prática as seguintes:

  • Tirei TUDO do berço do Lorenzo. Móbile (várias vezes eu via pela babá ele olhando pra cima e ficava agitado enquanto os bichinhos se mexiam). Tirei o urso que estava dentro do berço e sim, tirei todo o kit berço que paguei super caro para “enfeitar” o quarto dele (li muita coisa sobre morte súbita em bebês e fiquei com medo). Para que ele não ficasse totalmente solto no berço (recém nascidos detestam essa sensação de liberdade pois estavam apertadinhos dentro da gente) eu usava a almofada de amamentação com o “U” nos pézinhos dele, truque que uma amiga ensinou e deu super certo.
  • É muito importante que o bebê durma bem durante o dia para que ele possa dormir melhor ainda a noite. Nada de deixar o bebê cansado achando que ele irá dormir rápido a noite. Quando passa o horário do bebê dormir ele fica agitado, então mamães assim que perceberem os sinais de cansaço, normalmente coçar os olhinhos e bocejar, leve-o imediatamente para um local tranquilo, de preferência o quartinho dele.
  • Não agite o bebê antes de dormir. Quanto mais você estimular o bebê com brincadeiras, mais ele vai demorar a pegar no sono.
  • Tenha uma rotina para seguir: Como já falei diversas vezes aqui, eu adoro uma rotina. Isso me ajudou muito em todas as fases do Lorenzo, principalmente nesta fase do sono.
  • Não torne o bebê dependente de acessórios ou de você para dormir. Ele precisa aprender a dormir sozinho, no berço dele, sem que você esteja presente ou que precise ficar passeando de carrinho dentro de casa ou na rua.

Eu sei que essas dicas acima podem até parecer um pouco “frias”, mas eu NUNCA deixei o Lorenzo chorando. Sou totalmente contra esse tipo de atitude. Hoje ele é totalmente independente para dormir, coloco ele ainda acordado no berço, deixo um abajur aceso e fecho a porta do quarto. Em 5 ou 10 minutos ele já está dormindo. Quando ele passou a dormir à noite toda, tudo ficou melhor. E eu, é claro, fiquei mais bem disposta!

É importante deixar bem claro que a mamada da madrugada somente foi retirada com o aconselhamento e acompanhamento da Pediatra do Lorenzo. Cada bebê tem o seu tempo e é preciso respeitar.

 

Super beijo!

111 Comentários
Saúde e Bem Estar
111 Comentários
  1. Karine Gonçalves   em 16/04/2015 - 19:31

    Logo que fez dois meses, meu filho Miguel começou a dormir a noite toda. Mas com, aproximadamente, oito meses voltou acordar a cada três horas. Não dou pra ele o peito, mas dou o bico e ele volta a dormir.
    Acontece que já havia acostumado a dormir a noite toda e agora estou mega destruída de cansaço porque não estou dormindo bem durante a noite.
    Ouvi falar que isso é só uma fase, que logo passa, mas não sei…
    Você tem alguma dica para me dar sobre o que eu faço pra que ele volte a dormir a noite inteira?
    Desde já , obrigada!

    • Josi Alves   em 16/04/2015 - 20:08

      Oi Karine, primeiro obrigada por curtir o Aprendendo a Ser Mãe. Tenho uma ótima noticia para você! Isso é uma fase sim! Aconteceu comigo, mas com os 11 meses do Lorenzo. Já ouviu falar na Crise dos 8 meses? Ela pode durar até os dois anos, e aqui em casa se iniciou com os 11 meses. Essa é a Crise da Ansiedade da Separação, que é quando o bebe percebe que a mãe é uma pessoa e ele é outra. Eles acham que quando saímos de perto, vamos embora para nunca mais voltar. É muito importante que você vá até o quarto se ele chorar durante a madrugada, pra ele ver que você está ali e que sempre que ele chamar, você vai aparecer. É super normal isso que está acontecendo, eu também fiquei exausta quando isso aconteceu aqui em casa, achei que não ia mais passar, mas graças a Deus passou. Durou pouco mais de um mês. Já estou com um post falando sobre isso quase pronto, logo logo colocarei no blog e você vai poder ver como tudo aconteceu aqui. Não há muito o que fazer, essa é uma fase em que você precisa dar bastante atenção pra ele. Espero ter ajudado! Beijos

    • Flávia   em 17/11/2016 - 10:02

      Olá Josi meu bebê tem 1 mês e 7 dias estou tentando estabelecer uma rotina com ele mas está difícil ele mama somente no peito alguns dias pra cá notei que quando ele mams

  2. Erica   em 17/04/2015 - 11:53

    #Emaprendizagem rsrsrs Obrigada a todas pelas dicas. Heitor é meu primeiro filho está com 1mês e 26 dias. Vou começar a praticar com ele para melhorar o soninho do meu bebê. Bjoo

    • Josi Alves   em 17/04/2015 - 14:09

      Oi Erica, obrigada por curtir o Blog Aprendendo a Ser Mãe! Tenho certeza que se você começar a colocar em prática uma rotina agora, mais tarde seu bebe já estará “independente”. Nada melhor que um bebe dormindo bem a noite toda! Beijos

  3. Emilly Glaucia   em 17/04/2015 - 12:38

    Minha peguena tem 23 dias to escoltada ela dormi o dia inteiro ela durante o dia acorda de 4 a 5 horas dormindo quando avorda ccoloco ela no peito ela mana os 5minutinhos e ja dormi no peito msm….Mas na madrugafa a historia complica ela coloco ela no berço as 21 horas as 23 horas ela acorda passar 40minuto mamando ja nao dormi mas no peito coloco ela pra arotar e começa uma serie de ritmo pra fazer ela dormim novamente canto musica vou anadar prla casa vou balança na cadeira quando ela vem se render pra dormim é 1:40 ou 2:20 da madrugada .detalhe nesse periodo ela volta a mamar chora fica agitada é um desespero so….em fim ela dormiu ..quando ta 3:30 ou 3:50 ela acorda e começa o mesmo processo novamente ate 5 da manha …enfim ela dormiu mas inda nao acabou ela corda de 6:30 ai do o peito e depois banho e ela volta a dormim de 8da manha e so avorda de meio dia …e volta ao processo do dia mama ee dormi….onde to errado mim ajude???

    • Josi Alves   em 17/04/2015 - 14:22

      Oi Emilly, obrigada por curtir o Blog Aprendendo a Ser Mãe! Bom, pelo o que você escreveu, sua bebe está trocando o dia pela noite. Isso acontece muitas vezes, mas você precisa reverter a situação. Li que você dá banho nela pela manhã, te aconselho a mudar para noite. O banho tem o poder de “relaxar” o bebe, por isso ela dorme pela manhã logo após o banho. Você precisa colocar uma rotina pra ela (mas tem quem ser aos poucos, porque ela é muito novinha ainda), todos os dias e sempre no mesmo horário. POr exemplo: Banho SEMPRE as 20:00hs, você pode dar o peito antes ou depois do banho, mas tente manter todas as atividades da bebe no mesmo horário. Durante o dia não deixe que ela durma muito no quarto escuro. Os bebes precisam entender o que é dia e o que é noite. Deixe sempre entrar luz onde ela estiver, já a noite o quarto poderá estar iluminado com uma luz bem fraquinha. Coloque uma rotina para sua bebe, aproveite que ela ainda é bem novinha. Entenda que rotina é sempre o mesmo horário para tudo todos os dias. Mude o banho para noite, as mamadas devem ser de 3 em 3 horas (se vc amamenta em livre demanda tente não mudar os outros horários) e não deixe o quarto escuro durante o dia pra ela dormir. Outro fato importante é não pegar ela no colo se ela só resmungar. Ás vezes não é nada, e você acaba atrapalhando o sono dela. Tenho certeza que se você colocar em prática essas simples dicas, sua bebe vai dormir durante a noite! Espero ter ajudado! Beijos

      • Geanina gomes   em 17/04/2015 - 19:12

        Oiii
        Meu bebe ta com um mês e 10 dias, na mesma situação, mas não consigo deixar ele acordado durante o dia. Como faz?? Ele dorme em torno de uma hora, acorda, mama, fica uma meia hora acordado e dorme de novo. To implantando a rotina de banho, mamada, berço. Nessa primeira durmida ele dorme umas 3 horas, depois volta o esquema do dia. Acorda de
        Uma em uma hora, mama um pouco e dorme de
        Novo. Isso é normal? Meu medo é esses sonos curtos. A pediatra diz q ele não deve mamar de madrugada. Mas não consigo deixar ele aos prantos. Será q tem algo q eu tenho q mudar?
        Adorei o blog!
        Bjo
        Geanina.

        • Josi Alves   em 18/04/2015 - 00:08

          Oi Geanina! Obrigada por curtir o blog Aprendendo a Ser Mãe! Acho que o seu bebê ainda é muito novinho para não mamar durante a madrugada. Eu te aconselho a não tirar por enquanto essa mamada. Comece toda rotina outra vez, dê o banho, o peito, deixe ele arrotar e o coloque para dormir. Após 3 horas ofereça a mamada dos sonhos, vá fazendo isso até ele engatar a noite toda (isso leva tempo). Acredito que quando ele estiver com uns 4 meses e meio já não sentirá mais falta dessa mamada. Sobre a rotina do dia, não tem como segurar o sono dele, a dica que eu dou é não deixar ele dormir no escuro durante o dia, deixe sempre um pouco de luz entrar no ambiente em que ele estiver. Você dá peito ou fórmula? Se ele anda acordando de uma em uma hora na madrugada para mamar, ele pode estar mamando pouco e por isso acorda com fome. Tente deixar ele mais tempo no peito. Já pensou nisso? tô pensando aqui que pelo o que você escreveu, ele não está mamando direito, acho que ele está ficando com fome, por isso esses cochilos rápidos. Eu algumas vezes tirava leite com a bomba e dava na mamadeira para o Lorenzo. Ele adorava porque na mamadeira “tem mais” e sai com mais facilidade tbm! Se quiser tentar, me conte como foi ok? Espero ter ajudado! Beijos

  4. bruna cambrussi   em 17/04/2015 - 22:10

    Ola! meu bebe tem 3 meses e meio, não posso reclamar porque ele dorme bem durante a noite. Acorda praticamente de 3 em 3 hrs pra mamar. sera q ja consigo fazer ele dormir a noite toda? O meu problema é durante o dia ele so da umas cochiladas de 30 min e so no colo ele nao dorme no berço ou cama nada não consigo fazer ele ficar ele acorda e fica super estressado. Voce tem alguma dica? Obrigada desde ja.

    • Josi Alves   em 18/04/2015 - 00:25

      Oi Bruna! Obrigada por curtir o Blog Aprendendo a Ser Mãe! Vamos lá! Você tem uma vantagem porque ele realmente dorme bem a noite. Eu tirei a mamada da madrugada do Lorenzo quando ele tinha a mesma idade do seu bebê. Você já tentou dar a mamada dos sonhos? Você precisa “encher o tanque” dele para que ele não sinta fome e não acorde durante a madrugada. Muitas vezes os bebês acordam não porque estão com fome, mas porque eles sentem necessidade de sugar algo. O que eu fazia com o Lorenzo era colocar a chupeta quando ele resmungava na madrugada. Ele já estava com quase 4 meses, já estava bem gordinho então eu decidi que aquele era o momento. Eu ia no quarto dele umas 3 vezes por noite, colocava a chupeta e saía. Levou mais ou menos 1 mês para que ele engatasse no sono a noite toda. Mas é importante você prestar atenção no comportamento dele, se ele apenas resmungar vc coloca a chupeta, mas se ele chorar pegue-o e ofereça o peito. Quanto a ele não dormir em outro lugar que não seja seu colo, precisa ser mudado. Comece deixando ele mais tempo no berço, mesmo estando acordado, ele precisa se acostumar com o ambiente. Se ele só dorme no seu colo, deixe-o sonolento, mas antes que ele durma, coloque-o imediatamente no berço. Se ele chorar, pegue ele no colo e quando ele se acalmar coloque novamente no berço e assim sucessivamente. Esse é um exercício que exige bastante paciência, mas depois de um tempo dá certo. Se chama pick up, pick down, e eu aprendi no livro Os Segredos de uma Encantadora de Bebês. Te aconselho a comprar, esse livro me ajudou muito e tenho certeza que irá te ajudar tbm! Depois me conta se deu certo ok? Beijos e boa sorte!

  5. nathalia guedes   em 18/04/2015 - 01:14

    Adorei o post. Só queria entender a partr que vc falou que colocou a almofada de amamentacao nós pés?
    Isso impede que a criança. Fique girando? E aqueles aparadores para eles não virarem…. eu tenho um desse?

    Obrigada

    • Josi Alves   em 18/04/2015 - 18:21

      Oi Nathalia, obrigada por curtir o Blog Aprendendo a ser mãe! A almofada eu usava para que ele não ficasse totalmente solto dentro do berço (ele deixava ele bem apertadinho). Os bebês não gostam de se sentir “livres” quando estão dormindo. Não aconselho usar a almofada quando eles já estão maiores, se mexendo muito, acho perigoso. Quanto a esses “segura neném” eu tbm tinha um, mas eles são usados com o bebê dormindo de lado, o que não é aconselhado, por isso nem cheguei a usar! Beijos

  6. aliana   em 18/04/2015 - 07:30

    Meu.bebe ta com 4meses e ele dorne comigo e mama a noite como faço pra deixar ele dormur sozinhi aff morro de do

    • Josi Alves   em 18/04/2015 - 18:26

      Oi Aliana, obrigada por curtir o Blog Aprendendo a Ser mãe! Acho que já está na hora de você colocar ele no berço. Não precisa ter medo ou dó, mas antes faça como expliquei no post, tire tudo de dentro do berço para que não tenha nenhum tipo de acidente. Comece aos poucos colocando ele para dormir durante o dia, mesmo ele estando acordado, deixe-o brincando no berço para que ele reconheça o ambiente. Tente uma noite sim, outra não. Se ele chorar a noite, pegue-o no colo, acalme e coloque novamente. Esse exercício exige muita paciência, mas funciona. Depois me conta como foi! Beijos

  7. Paola   em 18/04/2015 - 16:32

    Oi!! Gostaria de ajuda!!
    Minha bebe vai fazer 5 meses, tenho uma rotina com ela desde os 2 meses e ela nunca dormiu a noite toda… Dou banho as 19h30, dou mama e ela dorme no peito na maioria das vezes. (Tem dias que ela mesmo caindo de sono nao dorme facil…). Coloco no berço e ela acorda as 2h e as 5h… Ja tentei não pega-la quando ela começa resmungando mas ela acaba despertando de vez e tenho que pegar para dar o peito.
    Não sei o que acontece pois durante o dia ela tem apenas pequenos cochilos entao sempre penso que irá dormir a noite toda mas isto nunca aconteceu! Tem dias que fico estressada devido ao cansaço… E triste tambem pq não sei o que faço de errado…
    O que eu poderia fazer de diferente?

    Obrigada desde ja!! Beijos!!

    • Josi Alves   em 18/04/2015 - 22:21

      Oi Paola! Obrigada por curtir o Blog Aprendendo a Ser Mãe! Sua bebê até que dorme bem a noite, ela acorda neste intervalo de 3 em 3 horas para mamar porque já está acostumada. Já tentou a mamada dos sonhos? Já que o banho dela é as 19:30 hs e logo em seguida ela mama, tente as 23:00 hs a mamada dos sonhos. Não espere ela acordar, pegue-a e a coloque no peito. Faça isso por alguns dias e veja a reação dela. Tente colocar a chupeta durante a madrugada quando ela começar a resmungar. Foi assim que tirei a mamada da madrugada do Lorenzo. Eu entendo o seu cansaço, também passei por isso, mas é preciso paciência nessa fase, mas posso te garantir que irá funcionar! Depois me conta como foi! Beijos

    • Josi Alves   em 28/04/2015 - 13:30

      Oi Paola! Já tentou a mamada dos sonhos? Comece a pega-la, mesmo dormindo e dê o peito para “encher o tanque”. Faça isso até que ela passe a dormir um pouco mais. Com o tempo, o sono pode ir aumentando, e ao invés de acordar as 2 da manhã ela acorde só as 5. Quando isso começar a acontecer, se por exemplo as 5 ela resmungar, coloque a chupeta. Foi assim que fiz com o Lorenzo, não foi fácil, demorou um tempo, mas deu certo. Continue com a rotina, somente acrescente a mamada dos sonhos até ela passar a dormir mais na madrugada! Espero te-la ajudado! Beijos

  8. Thais Leite   em 18/04/2015 - 19:55

    Sofro muito com minha bebe de 10 meses ela não dormi muito,um pouco que
    ela dorme parece que tomou energético de tão agitada que ela fica.
    Socorro preciso de ajuda urgente não durmo a meses. .

    • Josi Alves   em 18/04/2015 - 22:30

      Oi Thais, Obrigada por curtir o Blog Aprendendo a Ser Mãe! Como é a rotina da sua bebê? Ela tem horário para comer, tomar banho, tirar um cochilo? O que você acha que deixa ela agitada? O ambiente, algum objeto, barulho? Tente identificar o que pode estar deixando ela agitada e vá eliminando. Preste atenção na rotina dela (anote no caderno toda rotina dela durante uma semana), depois tente enxergar onde você pode estar errando. Coloque horário para tudo, e tente dar banho a noite para ela relaxar, uma massagem ajuda! Você irá precisar de muita paciência para começar tudo de novo! Mas não desista, sua bebê ficará mais feliz quando entrar numa rotina, os bebês adoram saber o que vai acontecer com eles após cada atividade! E você com certeza bem mais disposta! Espero ter ajudado! Beijos

  9. Luciane Mota   em 20/04/2015 - 01:02

    Olá, meu filho tem 7 meses, também tenho uma rotina com ele desde o seu nascimento, que é tomar banho para dormir a noite, isso sempre deu certo, porém ele sempre acordou a noite para mamar, só que hj com 7 meses, ele não só mama no peito como consome mamadeiras e come papinhas, mas ele ainda continua acordando todas as noites de 2 a 3 vezes para mamar o peito. Por favor o que eu poderia estar fazendo para que ele possa passar a dormir a noite toda sem mamar?

    • Josi Alves   em 20/04/2015 - 22:35

      Oi Luciane, já tentou a mamada dos sonhos? Ele pode estar acostumado a mamar na madrugada. Aqui em casa, para tirar a mamada da madrugada do Lorenzo, eu dava a mamada dos sonhos e se ele resmungasse na madrugada eu colocava a chupeta. Eu notei muitas vezes que era somente vontade de sugar algo, e não fome, mas quando eles estão com fome de verdade, a gente nota na primeira vez que tentamos colocar a chupeta. Se isso acontecer, pegue ele e dê o peito! Espero ter ajudado! Beijos

  10. Ana Paula   em 20/04/2015 - 10:03

    Minha filha está com 20 dias estou tentando colocar rotina nela mas está difícil pois ela quer mamar toda hora durante o dia e a noite logo depois do banho deixo ela relaxar ela mama bastante e dorme umas 4h dou banho às 21h, uns 40 min de mama,20min pra arrotar e ela dorme até às 2h às vezes 3h,mas depois disso ela acorda de hora em hora chorando e tenho q dar mama pra ela. Isso é normal devido a ela ter só 20 dias?

    • Josi Alves   em 20/04/2015 - 22:32

      Oi Ana Paula, é normal sim. Te aconselho a ir tentando a rotina, mas sempre respeitando os horários dela. Ela sempre acorda com fome? mama muito? tente deixar ela mais tempo no peito e vamos ver se dá certo! Beijos

  11. Dominique   em 21/04/2015 - 13:43

    Eu estou com um problema, minha filha não resmunga, em média de 2 em 2 hrs ela griTA MUITO, UM CHORO HORRÍVEL que parece de dor, não tem como não ir ao seu encontro :,(.
    O que você faria nessa situação?

    • Josi Alves   em 21/04/2015 - 18:42

      Oi Dominique! Obrigada por curtir o Blog Aprendendo a Ser Mãe! Você já pensou em cólicas? Ela se contorce muito? Joga o corpinho para trás? Alguma coisa está errada! Vc precisa ir eliminando as possibilidades, fome, sono, frio, calor, fralda suja, dor de ouvido, cólicas. Qual a idade dela? Beijos

  12. Ana Claudia Andrade   em 27/04/2015 - 21:34

    Boa noite Josi. Seu blog me ajudou bastante, gostei muito das dicas. Meu bebê esta com 28 dias, será que já posso tentar a mamada dos sonhos ???? Vou comprar esse livro que vc cita e ler com calma…. Com quantos meses posso começar a tentar tirar a mamada da noite ???? Tudo eh novidade pra mim, minha primeira filha, e estou aprendendo com meus próprios erros. Obrigada e grande abraço! Vou ler as suas outras postagens no blog.

    • Josi Alves   em 28/04/2015 - 11:26

      Oi Ana Claudia! Fico feliz que tenha gostado do blog! A mamada dos sonhos você já pode sim começar a dar a ele, assim ele já vai se acostumando. Mas te aconselho esperar pelo menos até os 4 meses para tirar a mamada da madrugada. Tem bebês que por si só já dormem a noite inteira, mas é preciso respeitar o tempo de cada um, se o seu bebê começar a dormir mais com a mamada dos sonhos, ótimo, mas se ele continuar acordando para mamar, continue. Ele ainda é muito novinho para tirar a mamada da madrugada! No começo é assim, ficamos exaustas, pois eles exigem muito de nós, mas depois só melhora. Vá aos poucos, coloque uma rotina, e quando ele estiver maiorzinho vai começar a dormir a noite toda! Super beijo

  13. Fernanda   em 29/04/2015 - 18:45

    OLÁ, tenho um casal de gêmeos e retirei a mamada da noite assim
    que completaram 2 meses.ELes completam 3 meses essa semana,
    porém durante a noite eles acordam por volta das 4 da manhã, eles não choram
    mais eu não durmo colocando a chupeta até as 6 da manhã, para um não
    acordará o outro. E necessário colocar o bico toda hora que ele cair? BEIJO

    • Josi Alves   em 02/05/2015 - 20:40

      Oi Fernanda! Então, aqui em casa na época em que estava ensinando o Lorenzo dormir a noite toda, durante 1 mês tive que ficar indo no quarto dele toda hora em que a chupeta caía. POr enquanto eles não sabem pegar com as mãozinhas e colocar na boca, então, é preciso que vc faça isso. Tenta deixar eles dormirem com a chupeta já. Quem sabe já param de acordar as 4 da manhã! Beijos

  14. Cristisane   em 20/05/2015 - 20:31

    Josi meu bb esta com 9 meses e tem uma rotina na alimentacal as 6:30 manmadeira as 10 fruta as 12:30 almoco as 15:00 fruta as 18:00 janta as 20:00 manmadeira e 00:00 ele acorda pra outra manmadeira e fora estas refeicoes ele sempre manma durante o dia e a noite acorta muito tem dias de acorda 6 vezes a noite faco cha de camomila pra tentar fazer ele dormi dou camomilina mais nada resolve ele acorda muito a noite e pra adormece as 20:00 e um trabalho so na tv com os dezenhos.Tem alguma tecnica que possa mim ajudar.preciso muitoo estou acabada sem dormi bem as meses..seu blog e mara parabens

    • Josi Alves   em 20/05/2015 - 22:57

      Oi Cristisane! Obrigada por curtir o blog! Pelo o que vc falou a rotina de alimentação do seu bebê está certíssima. Os horários são bem parecidos com aqui em casa. Mas alguma coisa de errado está acontecendo pra ele acordar várias vezes durante a noite. Primeiro você precisa tirar ele da TV antes de dormir, apesar dele só dormir assistindo desenho isso deixa ele super estimulado. Na hora de dormir é preciso fazer um ritual onde ele fique relaxado para dormir. Fique com ele por alguns minutos e quando sentir que ele está relaxado coloque-o no berço. Se ele chorar, pegue no colo e quando se acalmar coloque no berço, vá fazendo isso até que ele fique e durma. Não o deixe chorando, ao primeiro sinal de choro pegue ele no colo. Ele precisa aprender a dormir sozinho, precisa reconhecer o ambiente em que dorme. As vezes ele pode estar estranhando, porque ele dorme num local e quando acorda está em outro. Continue dando mamar as 00:00hs, pratique essa tecnica com ele e depois me diga como esta indo. Não vai ser do dia para a noite que vai funcionar, mas se tiver paciência tenho certeza que dará certo! Beijos

  15. Nately   em 01/06/2015 - 22:02

    Olá. Meu bebê tem 2 meses e meip. Irá completar 3 dia 14/06. Ele acorda a cada 3 horas para mamar. Dou mamadeira. Tanto de dia como a noite. As vezes acontece de dar um intervalo de 4 horas….mas é raro. O q façopara ele nnão acordar mais de madrugada? Srmpre dou banho entre 18h e 19h……ai ele mama….fica acordado 1 hora mais ou menos e dorme. Queria muito que ele dormisse a noite toda.

    • Josi Alves   em 16/06/2015 - 14:08

      Oi Nately! Obrigada por curtir o blog! Então, acredito que seu bebê ainda seja muito novinho para dormir a noite toda. Ele acabou de completar 3 meses, ainda sente muita fome durante a madrugada. Os horários que ele mama estão certinhos e o banho também, o que você pode fazer a partir de agora e dar a mamada dos sonhos. Se ele é um relóginho, pegue-o no colo sem acordá-lo depois de mais ou menos 2 horas dormindo (depois do banho) e ofereça a mamadeira. Não acorde-o, fique no quarto mesmo, no silencio, e depois saia e deixe ele lá. A mamada dos sonhos consiste em “encher o tanque” do bebê, para que ele passe mais horas dormindo. Faça isso todos os dias no mesmo horário. Assim ele vai se acostumar e passar a dormir cada vez mais durante a madrugada. Beijos

  16. Juliana   em 16/06/2015 - 13:38

    Olá, parabéns pelo post, amo suas dicas.
    tenho dúvid sobre a hora do sono, meu baby acorda de 3 em 3 hras, quantos minutos depois que dormir devo dar a mamadeira, pra ir ensinando ele a nao acordar na madrugada.
    bjus e obrigada!

    • Josi Alves   em 16/06/2015 - 13:51

      Oi Juliana! Fico feliz que esteja gostando do blog! Se o seu bebê acorda de 3 em 3 horas ainda ou ele realmente tem fome ou esta “acostumado” a mamar. Não sei qual a idade dele, mas eu consegui com que o Lorenzo dormisse a noite toda com 4 meses. Antes disso acredito que ainda é muito cedo para tirar a mamada da madrugada. Mas você já pode ir fazendo a técnica de “encher o tanque”. Se o último horário da mamada do seu bebê a noite for as 21:00hs por exemplo, as 11:00 (antes que ele acorde) pegue-o no colo e ofereça o peito ou a mamadeira. Faça isso todos os dias, ele vai se acostumar e cada vez mais esticar os horários dormindo. Tomara que dê certo! Beijos

  17. Fernanda   em 17/06/2015 - 18:54

    Conheci o site hoje e já estou adorando. Parabéns!!
    A minha bebê tem 4 meses, dorme as 21hs, mamando no peito. Há dias que vai direto até as 4hs, nos outros, acorda as 2hs, ai depois, acorda de 2-2hs. Fico na dúvida se é fome ou só a chupeta já resolveria.
    Eu tenho um mini berço no meu quarto, onde ela dorme, mas as vezes a coloco na cama também é durante o dia reverso em ficar no berço do quarto dela e na minha cama. Será que está confundindo muito os ambientes, ou está até bom dormir em qualquer lugar?
    Há…já escreveu alguma coisa a respeito de APVL (alergia a proteína do leite de vaca)?

    • Josi Alves   em 21/06/2015 - 22:17

      Oi Fernanda! Obrigada por curtir o blog! Fico feliz que esteja gostando! Bom, aqui em casa, eu comecei com a chupeta. As vezes, sua bebê pode estar “acostumada” com o seu peito para dormir. Comigo aconteceu isso, o Lorenzo acordava de madrugada para mamar, só que ele ficava apenas alguns minutos no meu peito e dormia. Então, eu fiquei mais ou menos 1 mês entrando no quarto dele e colocando a chupeta. Depois disso, ele passou a dormir a noite toda! Quanto aos locais que você coloca ela para tirar as sonequinhas, está deixando ela bem confusa. Você precisa coloca-la num único lugar para que ela se acostume, porque hoje ela não sabe onde é exatamente o lugar dela dormir. Tente deixa-la mais tempo no bercinho dela, ela vai ficar observando o que tem ao redor dela, e cada dia mais vai gostando desse cantinho. Há quem diga que os bebês gostam de saber o que vai acontecer com eles, então, por exemplo, após as mamadas, ela sabe que vai deitar no bercinho entendeu? Ainda não escrevi sobre APLV. Mas adorei a dica, e com certeza farei um post sobre isso! Espero que tenha te ajudado essas dicas! Beijão

  18. Eliza   em 23/06/2015 - 17:10

    oi Josi, parabens pelo site! Meu bb completou 3 meses hj. Ele banha as 19 hr. Comeco a amamenta lo em seguida. As 20 hr ele dorme ainda no peito e coloco no peito. Acorda as 23 hr. Depois ele acorda de hora em hora para amamentar, mama 5 minutos e dorme. Tentei colocar a chupeta mas ele nao aceita. Tentei a mamada dos sonhos neste horario de 23 hr. Mas ele nao consegue mamar muito. Fico estimulando (coçando o pe, orelha, bochecha) e nada dele mamar, larga ate o peito e nao tem q abra sua boquinha, rsrsrs. Ou seja, ta dificil dar a mamada dos sonhos. Vc me sugere alguma alternativa?

  19. Isabel   em 02/07/2015 - 15:36

    Josi, poderia me dizer por e-mail onde comprou com segurança o Colic Calm? Como administrava no Lorenzo?

  20. Amanda   em 29/07/2015 - 03:22

    Oi Josi meu nome e Amanda minha Bebe tem um mes e 1 e 20 dias e nao dorme anoite toda ficaacordada e durante o dia dorme bastante dou banho nela.atarde umas 15:00 horas pq ela dorme a.manha toda so acorda esse.horario oque devo fazer?

    • Josi Alves   em 03/08/2015 - 13:18

      Oi Amanda! Acredito que sua bebê tenha trocado o dia pela noite. Que tal colocar o banho para mais tarde? Eu sempre dava banho no Lorenzo umas 19:00hs, assim ele ficava relaxado e sabia que aquele já era o horário de dormir. Tente fazer isso. Colocar uma rotina também é super importante, deixar que ela durma durante o dia com a luz entrando no quarto tbm ajuda. Tente manter uma rotina, se ela estiver dormindo na hora de mamar, pegue-a no colo, ofereça o peito sempre nos mesmos horários, ela vai se acostumando. É importante ela dormir a noite toda! beijos

  21. Mikaela Pereira   em 25/08/2015 - 23:50

    O meu bebe tem 11 meses, quero muito fazer o desmame noturno, porque ele quer ficar o tempo inteiro sugando e se tiro o peito dele ele chora. Eu costumo dar uma mamadeira de leite quando percebo que ele esta com sono Nessa idade ele ja pode passar toda noite sem mamar ? Muito obrigado.

    • Josi Alves   em 04/09/2015 - 14:10

      Oi Mikaela! Pode sim, nesta idade seu bebê já pode dormir a noite toda sem mamar. O que acontece as vezes é que os bebês sentem necessidade de sugar algo, mesmo estando sem fome. Dê uma mamadeira para ele 3 horas depois que ele pegar no sono, isso se chama “encher o tanque” faça isso por uma semana, acredito que ele vai começar a dormir a noite toda sem querer mamar. Beijos

  22. Ana Beatriz   em 26/08/2015 - 14:39

    Oi Josi tenho uma filha de 26 dias naum sei uq faze ela dorme o dia todo das 11:00 da manha até uma 6:00 da tarde ja tentei dexa ela acordada durante a tarde mais naum consigo ai começa minha dificuldade do banho nela , i do de mama ela mama uns 40minutos ai ela dorme no peito quando vou por ela no carrinho ela acorda i nao dorme mais até o outro dia ate 8 hs i fka assim so para d chora quando coloco novamenti ela no peito i fko a noite inteira acordada cm ela me ajude estou desesperada

    • Josi Alves   em 04/09/2015 - 14:07

      Oi Ana! Nossa, que cansativo! Sua bebê trocou o dia pela noite, isso acontece mesmo. Os recém-nascidos dormem muito mesmo, e esse sono é muito importante para o crescimento e desenvolvimento. Porém, a noite ela precisa dormir tbm, e é claro, você precisa descansar para estar disposta para cuidar dela. Bom, nesse caso eu te aconselho a colocar logo uma rotina pra ela, o EASY. Nos primeiros dias vai ser um pouco cansativo, porque não será de uma hora para outra que ela vai entrar na rotina, mas mesmo assim, mantenha-se empenhada para que tudo dê certo. Neste post explico como fazer o EASY, a rotina do banho e o ritual do sono. Tem outro post sobre o ritual dos quatro S que vc deverá fazer tbm, ele ensina como colocar o bebê para dormir sozinho. Em um outro post explico sobre a paternidade acidental, que é quando o bebê necessita de algum acessório para dormir, neste caso sua bebê faz seu peito de chupeta. Procure no blog sobre Treinamento do Sono e os outros posts que mencionei acima. Tenha calma, porque se você fizer tudo direitinho vai dar certo ok? Depois volte para contar como foi! Boa sorte! Beijos

  23. A manda   em 29/08/2015 - 16:42

    Olá boa tarde !minha bbeber tem quase 3 meses ela nunca dormiu a noite inteira ! ela mama somente o peito.. mais essa noite pela primeira vez ela dormiu a noite inteira das 21:30 as 06:300 da manh será que isso se repetir as todas as noite ?? antes ela acorda de 2 a 3 vezes para mama!

    • Josi Alves   em 04/09/2015 - 13:57

      Oi Amanda! Nossa que benção! Acredito que agora ela comece a dormir a noite toda! O Lorenzo passou a dormir assim com 4 meses, com essa idade eles já conseguem ficar satisfeitos durante a noite, por isso eles dormem mais! Tomara que a partir de agora sua bebê durma bem a noite toda! Beijos

  24. Sueli   em 06/10/2015 - 22:43

    Olá! Minha filha tem 7 meses e até hoje não consegue dormir sozinha e acorda várias vezes durante a noite.
    Já tentei colocá-la pra dormir sozinha mas não adianta, ela chora. Dorme no colo ou numa almofada com a gente balançando.

  25. Veruska   em 09/10/2015 - 08:41

    Josi, ótimas dicas! Mas gostaria de explicitar uma preocupação com relação ao sono do meu bebê. Ele tem 4 meses e meio e tem dormido 10 horas seguidas. Não sei se fico feliz ou preocupada. Antes de dormir, por volta das 22h30, ele mama em torno de 30 a 40 minutos. O que acha disso?
    Beijos e obrigada

    • Josi Alves   em 09/10/2015 - 14:31

      Oi Veruska! Não se preocupe! Seu bebê é um anjinho rs. Muitos bebês dormem a noite toda mesmo, inclusive com 4 meses. Foi com 4 meses que consegui que o Lorenzo dormisse a noite inteira. Com essa idade o estômago deles já é maior, por isso eles conseguem dormir por tantas horas sem precisar acordar com fome! Fique tranquila, você é uma sortuda! Beijos

  26. Erica   em 24/10/2015 - 18:00

    oi josi, sou mãe do quentin de 2 meses,ele sempre foi agitadinho desde quando nasceu,e munca foi muito de dormi durante a dia, perquenas fiestas sormente ,ele sempre chorou muito entre 18hs e 20hs principalmente para mama e un drama todos os dia a mesma coisa. foi no perdiatre ele nao saber o que porde ser, presiso de ajuda nao saio mais no final de tarde pos chora muito …

    • Stefano Grottoli   em 04/11/2015 - 01:27

      Oi Erica! Isso está com cara de cólicas! Esse horário que se bebe chora costuma iniciar as crises de cólicas. Ele está com 2 meses e essa idade é bem comum os bebes terem crises de cólicas. Fale com o pediatra do seu filho sobre algum rémedio, eu dava o Colic Calm para o Lorenzo e ajudava muito. Te aconselho a pesquisar sobre refluxo também, preste atenção nas mamadas, se ele chora enquanto está mamando pode ser que ele está sentindo alguma dor. Espero que ajude! Beijos

  27. Karla   em 29/10/2015 - 10:20

    Oi Josy bom dia. Gostaria que me ajudasse minha bebe ira completar 05 meses dia 02/11 acostumei ela desde que nasceu a dormir sozinha e ela sempre dormia mais bunitinha, a noite tambem mamava coloco para arrotar e em seguida ela ja sonoleta coloco no berco e dormi a noite toda.De ontem pra ca ela nao que saber de ficar no berco, nem durante o dia, coloco no berco ela esta aprontando maior berreiro. Chora de ate bebe o folego.

    • Stefano Grottoli   em 04/11/2015 - 01:22

      Oi Karla! Você já parou para observar o comportamento da sua bebe durante o dia? Mudou algo além do berço? Pode ser que ela esteja passando por alguma crise, dentes nascendo etc. Se ela é acostumada no berço, entáo tem algo acontecendo! Beijos

  28. Daniele   em 13/11/2015 - 18:48

    Olá. Olá. Tenho uma filha de 2 anos e 5 meses, ela vai a escola de manhã e dorme entre 12:00 e 15:00 horas o sono da tarde. E a noite ela dorme por volta das 20:30 e acorda as 2:30 da manhã e não dorme mais, estou acabada. O dia que elas dorme mais dorme até 5:30. O que faço para ela dormir a noite inteira até as 7:00 da manhã.

    • Josi Alves   em 19/11/2015 - 23:19

      Oi Daniele!Acho que você precisaria mexer um pouco nessa rotina. Tô achando que sua filha está dormindo muito durante a tarde. É claro que nesta idade eles precisam dormir mesmo, e ela acorda cedo pra ir a escolinha ne? Mas e se você a colocasse para dormir as 13 até as 15? Ela já está numa idade em que fica muito agitada, aprende muitas coisas. Tente deixa-la relaxada a noite para que o sono seja mais tranquilo.

  29. marcela   em 30/11/2015 - 13:44

    Ola, meu bebe o Enzo rs, ele ta com mania de dormir comigo depois de uma crise de dor de ouvido, ele ficava chorando muito e so acalmava na cama comigo, dai ele acostumou. Hoje em dia eu coloco ele no berço e ele acorda. Eu espero chegar no sono profundo mas ele sempre chora quando percebe que esta no berço. O que faço? Devido ao cansaço acabo deixando ele comigo porque senão não durmo! Ele tem 2 meses

    • Josi Alves   em 02/12/2015 - 21:44

      Oi Marcela! Super normal isso acontecer! Mas se realmente quer que ele durma no bercinho dele precisa fazer de uma vez! Na verdade, colocar ele dormindo no berço fica estranho pra ele, porque ele dormiu pertinho da mamae e acordou em outro lugar. Coloquei o Lorenzo no berço com 1 mes, e a maioria das vezes colocava ele acordado. O que eu te sugiro fazer é colocar ele acordado, se ele chorar pegue-o no colo, e acalme. Fique ali o tempo necessário, até que ele pegue no sono.Não o deixe chorar, sempre que acontecer pegue-o no colo para acalma-lo. As primeiras noites será dificil, mas conforme os dias irão passando ele vai se acostumar com o bercinho dele. Boa sorte! Beijos

  30. Rita   em 07/12/2015 - 10:41

    Olá Josi. Minha bebê tem quase três meses e dormia 6 horas seguidas e mais 3 horas na madrugada. Há uma semana ela tem feito 4h ou 5h seguidas e depois picado 2h30 e 2h. Notei que tem mamado muito na mamada após 4h e na seguinte também. Será q está crescendo e precisando de mais leite? Já tentei oferecer a chupeta, chupa por 20 minutos e solta. Será fome mesmo? Vai passar? Obrigada.

  31. Jaqueline   em 22/12/2015 - 21:12

    Ola
    Minha bebe tem 4 meses e a dificuldade é de dormir de dia. Se dorme é apenas 20 min, e tem dia q não dorme nada. Ja tentei colocar uma rotina na hora da soneca, mais ela fika mto irritada qndo coloco ela pra dormir e não dorme e acabo desistindo.
    Gostaria da sua opinião.
    Queria saber tbm se nessa idade ela precisa mamar tantas vezes a noite pois ela esta acordando até 4 vezes pra mamar, ou sera mal costume pra dormir.

  32. Amanda   em 28/01/2016 - 14:14

    Olá meu bb está com 10 meses e anda muito nervoso quando começa a mamar troca e peito toda hora não quer comer não pega a mamadeira Agora ele está tomando leite em um copinho mas é um sofrimento pq ele fica bravo e não quer de uns dias pra cá elê tá acordando de madrugada mais q o normal chora fica trocando de peito já não sei oque fazer

    • Josi Alves   em 31/01/2016 - 15:54

      Oi Amanda! Você precisa conversar com o pediatra do seu bebê. POde ser uma crise passageira, mas pode não ser tbm!

  33. Daiane Ferreira Augusto   em 24/02/2016 - 14:42

    Gostaria de saber como colocar a almofada nos pés, minha bebe tem um mes. E como faco para ela dormir a noite toda pois acorda de 3/3 hrs e durante odiá ta dormindo muito pouco.

  34. Daniele   em 26/02/2016 - 13:39

    Oiii, suas dicas me fizeram ter esperança q noites melhores de sono virão. Minha bebê tem 6 meses, nunca dormiu no berço pq tinha refluxo, mas cm 4 meses parou, mas ela mama a madrugada td, msm eu colocando a chupeta, eu sigo a rotina q vc surgeriu, será q é pq o sono da tarde é de 2 horas? Sendo q ela dá 3 cochilos duranre o dia de 20 min, o ultimo é as 19 hrs e as 21 vai dormi até as 00, depois disso acorda de hora em hora e só dorme após dá o peito. Me Oriente por favor!

  35. Lilian   em 07/03/2016 - 16:21

    Olá, meu filho fará 4 meses semana que vem e nunca ensaiou dormir à noite toda. Acorda sempre de 3 em 3 horas para mama (mama na mamadeira). Ele dormi as 21:00 sagrado. E acorda às 00:00 (mama), depois as 3:00 (mama de novo) e as 5 às vezes 6h da manhã (já tento da o peito). Aí acorda umas 8:30 ou 9:00. Quando é umas 11:00 ele fica sonolento e coloco pra dormir, dormi cerca de 1 a 1:30h. E dá outro sono as 15:00h que vai até as 16:30 ou 17:00h. Quando é umas 19h ele chora muito quando me espanto, ele está cochilando. Só que eu acordo. Deixo na verdade ele dá essa soneca de 10 a 15 min para não fica chato. Dai começo nossa rotina. Banho as 20:30, mamada e berço as 21:00h.
    Aí começa nossa luta na madrugada. 3 em 3 horas é mamadeira. Ele chupa pipo e fico no intervalo das mamadas juntado o pipo que ele deixa cair e chora. Ou seja quase não durmo a noite.
    Será que ele anda dormindo muito durante o dia?
    Ou coisa que ando observando, que ele mama muito bem nas madrugadas e quase de dia não chega a tomar o que ele toma nas madrugadas.
    Vc acha que to errando nesses sonos diurnos?

    • Josi Alves   em 07/03/2016 - 22:23

      Oi Lilian! Seu bebê tem a rotina muito parecida com a rotina que o Lorenzo tinha na mesma idade. Acho que está super certo os horários dele. Uma coisa que eu mudaria seria o soninho da noite. Você disse que perto das 19 horas ele chora muito e quando vc vai ver ele está cochilando. O que na verdade está acontecendo é que o prazo de validade dele está vencendo neste horário, ele está te avisando que já quer dormir. Então você pode começar a fazer o ritual do sono antes. Com 4 meses o Lorenzo parou de mamar de madrugada, e eu fazia isso como vc faz, colocava um monte de chupetas dentro do berço, e ficava a madrugada inteira indo pegar do chão. É que eles ainda não conseguem pegar com as mãozinhas e levar para a boca. Mas fique tranquila que já já ele aprenderá. Na minha opinião você já está fazendo tudo corretamente, agora tem que esperar as mamadas darem uma espaçada e só assim ele irá começar a dormir a noite toda! Boa sorte!

  36. Luciana   em 17/03/2016 - 23:42

    Olá, meu filho segue a rotina durante o dia mamando de 3 em 3 horas. A noite acorda 2 vezes para mamar. Estou tentando introduzir a mamada dos sonhos para que ele durma a noite toda, porém o meu filho não pega nem o bico do peito enquanto está dormindo, quantos mais mamar.
    Quando vc começou com a mamada dos sonhos, também teve esta dificuldade? Será que vale continuar insistindo ou acordar ele?
    Obrigada

    • Josi Alves   em 20/03/2016 - 20:50

      Oi Luciana! Eu não tive dificuldades para introduzir a mamada dos sonhos, o Lorenzo sempre pegou o peito, mesmo sem fome rs. Acho que você deve continuar tentando, sem acorda-lo. Fique uns minutos com ele no colo, ofereça o peito, se ele não pegar dê uns minutinhos, ofereça novamente. Vai tentando que você consegue! Beijos

  37. Karoline   em 22/03/2016 - 09:25

    Olá, minha filha tem 20 dias estou tentando seguir uma rotina, mas está dificil. Ela acorda as 7 mama as vezes volta a dormir e as vezes fica acordada, espero dar umas 3 horas para ela mamar de novo, mas as vezes ela resmunga e chora muito doi antes. O banho as vezes dou 10 horas da manha ou 1 hora da tarde, quando esta muito quente que ela soa muito dou um banho a noite tbm. Depois do banho ela costuma dormir bastante, mas eu acordo ela com 3 horas para dar de mamar. A noite ela acorda umas 8 horas e fica resmungando chorando querendo mamar eu espero dar de 3 em 3 horas mas as vezes como não consigo acalmar o chorinho eu dou o peito novamente. A ultima mamada é as 12:00 ai ela acorda umas 3 ou 4 horas da madrugada resmunga e eu ja pego para mamar, ai ela acorda as 7 da manha, mas agora nos ultimos dias ela mama faço arrotar de madrugada coloco pra deitar e ela começa a chorar dou o bico fico tentando acalmar e nada, só acalma quando dou o peito de novo ai la vai uns 30 min no peito de novo, ela não acordava quando colocava pra deitar agora acorda e quer o peito de novo, estou muito cansada, preciso de sua ajuda. Beijos

    • Josi Alves   em 23/03/2016 - 00:00

      Oi Karoline! Não se preocupe, pelo o que você escreveu por incrível que parece está tudo normal. Sua bebê ainda está muito novinha, e para colocar uma rotina precisa de tempo. Te aconselho a manter sempre os mesmos horários pra tudo. Mamada (não tem problema você oferecer peito na hora que ela chorar) porque pode ser fome mesmo. Porém, se você costuma dar o mamar de 3 em 3 horas continue, mesmo tendo que oferecer neste intervalo novamente. Banho – sempre nos mesmos horários! Um banho a noite, antes de dormir é essencial para acalmar o bebê e isso faz que com o passar do tempo ela entenda que após esse banho já é hora de dormir. Tenha calma que tudo vai entrando nos eixos. Nós ficamos cansadas e isso faz parte, as coisas irão melhorando conforme sua bebê for crescendo. Mas como eu disse, ela ainda é muito novinha, tá muito cedo para entrar totalmente numa rotina! Boa sorte! Beijos

  38. Camila   em 02/04/2016 - 22:55

    Olá, meu bebê fará quatro meses e já tenho a rotina do sono bem estabelecida.
    Ele mama em torno das 18h, banho em torno das 19h, colocamos ele na cama e dorme.
    Quase sempre segue dormindo direto até a hora da mamada dos sonhos, em torno das 22-23hs.
    O que ocorre é que ele resmunga bastante a noite e volta rapidamente a dormir quando colocamos a chupeta. Mas às vezes temos que fazer isso 4/5 vezes por noite! Minha pergunta é; deixo ele resmungar até voltar a dormir sozinho com risco dele acordar de verdade? Alguma dica?

    • Josi Alves   em 12/04/2016 - 21:54

      Oi Camila! Comigo aconteceu a mesma coisa que está acontecendo com vc. Um pouco antes de completar 4 meses o Lorenzo resmungava de madrugada e quando colocava a chupeta ele voltava a dormir. Isso foi bem na época em que eu estava tentando tirar a mamada da madrugada. Eu fiquei um pouco mais de um mês ( não me lembro certinho) indo e vindo colocando a chupeta na boca dele. Depois, deixava umas 3 chupetas espalhadas no berço, ele foi aprendendo a pegar e colocar na boca. Pronto, depois disso eu nem acordava mais. Acho que vai acontecer o mesmo com vc, já já seu bebe aprende a pegar a chupeta! Beijos

  39. Narrany   em 23/04/2016 - 01:04

    Minha filha tem 15 dias de nascida e ela nao tem sono a noiite so tem sono se dia queria umas dica pra,ela dormi a noite

  40. Narrany   em 23/04/2016 - 01:06

    Quero umas dica pra minha filha dormi ela tem 15 dias de nascido e nao tem sobo a noite

  41. Milene   em 06/05/2016 - 03:07

    Oiiiee :)

    Com relação à almofada de amamentação que usavas para segurar o pequeno, tens alguma foto para mostrar? Acho q pode ser uma ótima ideia, porém não entendi direito a posição da almofada no bebê. Obrigada ;)

    • Josi Alves   em 12/05/2016 - 22:50

      Oi Milene, não tenho foto, mas eu colocava a almofada tipo assim -) O trassinho é o bebe e o “parenteses” é a almofada. A almofada tem que ser colocava nos pézinhos e não na cabeça. Deu pra entender? rs

  42. Francisca maria   em 06/05/2016 - 10:06

    Olá meu bebê está com 20dias e tou precisando de algumas dicas,,de manhã ele fica acordado e só dorme a tarde quando toma banho e depois que mama e a noite ele n consegue dormir logo,só lá pras 1:30,,e ele se meche muito e geme,é normal?

    • Josi Alves   em 12/05/2016 - 22:46

      Oi Francisca. Você já tentou colocar uma rotina para seu bebe? Horários para sonecas, banho, mamar a noite? Seu bebê ainda é muito novinho, precisa dormir a maior parte do tempo. Quanto a se mexer e gemer, será que não é cólica?

  43. Francisca maria   em 19/05/2016 - 07:31

    Qual tipo de remédio passa a cólica do meu bebê que já fez um mês?

  44. shirlei   em 17/07/2016 - 10:30

    Olá, minha filha tem 1 ano e 7 meses e mesmo com essa idade preciso acorda-la para mamar ou comer durante a madrugada pois ela tem hipoglicemia, porém ela estava dormindo super bem dormia umas 21:30 e só acordava lá pelas 7 da manhã o que me deixou muito feliz, eu conseguia dar a mamadeira com ela dormindo mesmo, ela e super dependente de mim não consigo tirar isso, ela dorme comigo e odeia o berço desde que veio pra casa com 2 meses pois ficou na uti até então, porém há pouco mais de uma semana ela simplesmente não dorme, ela cochila uns 40 minutos e acorda a noite toda, já não sei mais o que fazer porque estou realmente muito exausta e tbm muito estressada, alguma dica pra me ajudar? Ah é nessas vezes que ela acorda, ela sempre acorda chorando muito.

    Bjs

  45. Claudia   em 26/07/2016 - 18:51

    Ola , meu bebê tem 1 mês e meio ele dorme a tarde super bem só q a noite ele não dorme. Gostaria de saber oq posso fazer
    Obg

  46. Sara F.C.   em 28/07/2016 - 10:36

    Olá Josi!!!
    Muito grata pelas dicas de ouro!
    Meu bebê tem 4 meses e meio e mama em livre demanda. Dorme no bercinho a noite e de dia só dorme no colo. Estou pensando em fazer uso da chupeta para ver se ajuda a dormir sem ser tão dependente do peito, mas me preocupo muito com a confusão de bicos, o que vc acha? Com a idade que ele está isso ainda pode acontecer?

    Obrigada, Sara

  47. PRISCILA   em 28/07/2016 - 11:21

    NOSSA ADOREI AS DICAS

  48. Camila   em 09/08/2016 - 14:47

    Oi. Meu bebê tem 8 meses
    Antes dormia até 4 horas seguidas. Mas depois dos 5 meses passou a dormir ao duas horas. Cronometradas. As vezes nem mama, só em colocar no colo ele já dorme. Mas pq ele acorda tanto? Já deveria dormir a noite toda com essa idade. Poderias me ajudar? Obrigada

  49. josimeire   em 31/08/2016 - 21:30

    A minha baby tem 5 meses mexe no berco a noite toda vira d um lad para o outro o q posso fazer

  50. ELIANE NOGUEIRA   em 07/09/2016 - 20:56

    Por favor é normal um bebê de seis meses mamar só a noite no peito. O resto do dia se alimenta de outras coisas. Sem mamadeira. ????

  51. Jamile   em 09/09/2016 - 14:07

    Olá, boa tarde, Josi!!
    Me chamo Jamile tenho 29anos e um bebezinho de 56 dias. Ele não dorme direito durante o dia ( tira pequenos cochilos de. 30, 40min, no máximo 1h) e por volta de meia noite ele dorme… Até dois dias atrás ele estava dormindo até 04:15 /05:15 da manhã, apesar de acabada estava feliz… Mas ha dois dias ele vai dormir meia noite e tem acordado às 02:20 da manhã.
    Ele mama no peito e também fórmula, pois nasceu com 3,015 e chegou a 2,400 no 10° dia de vida…
    Não sei o que estou fazendo de errado, pois ofereço o peito, ele mama por volta de 15,20 minutos… descansa um pouco e acorda com muita fome querendo o complemento…já está com 150ml de complemento…
    Antes de 3h ele já acorda com fome novamente…dou o peito e é a.mesma coisa que não tivesse dado nada, pois morre de fome…aí dou o complemento…e assim faço o dia todo…
    Quando chega por volta de 9 da noite ele está faminto…quanto mais mamadeira e peito eu dou, mais ele mama..e acorda sempre de madrugada…
    Estou um caco…não durmo ha dois meses.
    Preciso de ajuda..estou mto estressada e cansada… Isso está mexendo com meu psicológico…pois não consigo perder peso nesse pós-parto..durmo muito pouco e meu metabolismo está lento. Muito obrigada desde ja

  52. Poliana   em 24/09/2016 - 17:57

    Olá, minha bebê tem 6 meses, quando ela fez 5 meses introduzi alimentação acompanhando por um nutricionista (pois voltei a trabalhar). Até então, minha nenê dormia bem, acordava uma vez só a noite e agora tem noite que acorda de 1 em 1 hora e 2 em 2 h, difícil a noite que ela dorme 3 ou 4h seguidas. Mas quando acorda, logo dorme rápido (porém dorme no peito). Ela não chupa mamadeira e nem chupeta. Apenas um copinho de transição com água. Ela dorme num mesmo quarto ki eu… e lá pelas 5 da manhã na mesma cama. Ela já tem rotina estabelecida de banho, comida e lanchinhos. Ela quase não dorme de dia…. 2 ou 3 vezes mas em torno de 30 min. Sei ki ela tem ki aprender dormir sozinha, eu já tentei, slgumas vezes de dia mas ela chora e eu não do conta. Vc têm alguma dica???

  53. Renata   em 28/09/2016 - 09:13

    Olá Josi,
    Tenho algumas dúvidas:
    – meu bebê tem apenas 12 dias, posso dar o banho à noite nele? Não tem risco dele ficar doente?
    – ele só consegue mamar aproximadamente 20 minutos por vez, estou achando pouco. Existe um padrão?
    – ele normalmente cai no sono quando mama, já tentei de quase tudo: tirei parte da roupa, mexo nele, converso, massa nada funciona. Alguma dica?
    – a noite o sono dele fica mais agitado, normalmente o jeito dele dormir por mais tempo é quando ele dorme em cima de mim, isso pode ser um problema? Ele pode se acostumar mal ou Ainda é muito novinho para criar esses hábitos?

    Obrigada!

    • Josi Alves   em 28/09/2016 - 18:34

      Oi Renata! Bom, desde recém-nascido eu dava banho no Lorenzo a noite. Não via problema porque deixava tudo fechado e ele tomava banho no quarto. mas tudo depende de onde você mora também, se for um lugar muito frio, vale a pena conversar com o pediatra. Quando a mamada não existe padrão. No comecinho Lorenzo mamava meia hora, mas tinha dias que ele mamava em 15 minutos por exemplo. Se ele não quer mais o peito deve ser porque já mamou o suficiente, agora se ele mamou muito pouco e já pegou no sono vc precisa acorda-lo. Eu tbm tirava a roupa do lorenzo, beijava o pescocinho, passava o dedo nas costas dele, fazia de tudo para ele acordar, e sempre que acordava mamava mais. Para que ele não fique agitado durante a noite você precisa começar o ritual do sono um pouco mais cedo. Deixar o quarto a meia luz, uma musiquinha, uma massagem ajuda. Eu não gostava de barulhos nessa hora, deixava a tv sem volume e escurecia a casa. Ele dormir somente em cima de você não é necessariamente um problema, vai depender se você estará livre para que ele durma somente assim. Ele é sim muito novinho e não está mal acostumado não, mas pode ser que ele adote essa maneira de dormir sempre! Cheque a fralda antes de coloca-lo para dormir, se ele mamou alguns minutos antes e você percebeu que foi o suficiente, não se preocupe, ele só precisará se acostumar com a rotina! Beijos

  54. JULIANA   em 28/09/2016 - 22:27

    Josi minha bebê tem 7 meses e sempre dormiu muito bem a noite , porém fazem 15 dias que nos mudamos de casa e simplesmente ela acorda a noite toda estou acabada,.Vc tem alguma dica ou palpite. Desde já agradeço

  55. Pamela   em 29/09/2016 - 09:48

    Bom dia. Meu nenem se chama lorenzo também e ele esta com 49 dias e no primeiro mês ele acordava em três e três horas hoje em dia ele acorda em uma e uma hora estou acabada e qnd dá 6hrs ele acorda de vez e não quer mais dormir. De dia ele dorme muito pouquinho só consigo comer algo ou tomar um banho. To muito cansada e não sei o que faço pra ele melhorar essas dormidas. Me falaram que quando ele começar a tomar mamadeira isso ira melhorar.

  56. Márcia   em 01/10/2016 - 21:58

    Oi Josi… ao contrário de vc maternidade nunca foi um sonho pra mim, mas quis mto devido a minha idade (37), aliás so p ter uma idéia o unico bebê que eu peguei em toda minha vida foi a minha… que agora tem 1 ano e 4 meses…inexperiência total… bem, não li muito a respeito do sono dos bebês qdo a minha pequena tinha somente alguns meses de vida e agora estou sofrendo mto, ela só dorme mamando no peito e acorda várias vezes p mamar a noite não acredito q seja por fome, ja tentei algumas dicas lidas na intert mas ela da um show escândalo mesmo, meu marido fica louco e eu não sei mais o q fazer… não gosto e não deixo ela ficar chorando, mas não estou aguentando mais… será que tem solução?

  57. Mariana   em 03/10/2016 - 03:09

    Adorei as dicas.

  58. Lorena Cunha Amaral   em 03/10/2016 - 12:56

    Olá Josi!!
    tudo bem? gostaria de saber se pode me ajudar, pois estou com algumas dúvidas. Tenho uma bebê de 56 dias. Gracas a Deus ela está super saudável e a pediatra orientou que tirássemos a mamada da madrugada. Ela está em aleitamento materno exclusivo, a cada de 3h. Porém, quando dou a última mamada as 23h, ela acorda as 3h chorando. Tentei acalmar com bico, porém ela pega um pouco mas logo solta e desperta de vez e começa a chorar. e aí so acalma quando amamento e nem sempre dorme em seguida porque ja despertou muito. Gostaria de saber como devo proceder nesse caso pois nao estou conseguindo acalmá-la e segurar o soninho até as 5 ou 6h pra iniciarmos o dia novamente.
    Outra dúvida é quanto tempo em média deve durar as sonecas durante o dia após as mamadas pra uma bebê da idade dela (praticamente dois meses). Te agradeço muito. Estou adorando o blog!!!
    beijo
    Lorena

    • Josi Alves   em 26/10/2016 - 14:02

      Lorena, tudo ótimo e você? Me desculpe só responder seu comentário agora. Você já ouviu falar da mamada dos sonhos? Ela é para “encher o tanque” do bebê enquanto ele ainda estiver dormindo, para que a madrugada se estenda. No seu caso, se você dá a última mamada as 23, eu te aconselho a dar as 22, e a meia noite, com ela ainda dormindo, pegue-a no colo, no quarto mesmo, com silencio e escuro, coloque-a no peito e a deixe mamar. Depois, coloque para arrotar e berço novamente. Faça isso durante 15 dias, aprendi no livro encantadora de bebês, fiz isso com o Lorenzo e deu muito certo. Tenho um post no blog falando sobre isso. Quanto as sonecas do dia não tem tempo, cada criança é diferente. Lorenzo nessa idade dormia umas 2 hora e meia mais ou menos. Beijão

  59. Daiane pizani   em 07/10/2016 - 12:59

    Olá Josi, queria saber com vc se durante o dia deixo minha filha de dois meses dormir no carrinho ou no berço mesmo, durante a noite não tenho problema a coloco no berço e ela dorme super bem, mas não sei se estou fazendo certo em deixa-la durante o dia para cochilar no carrinho.

  60. Thaisa Pietri   em 12/10/2016 - 22:05

    Oi boa noite, adoro sua dicas mas ainda não consegui fazer a bebe dormir na hora certa e a noite toda,tenho uma bebe de 4 meses e meio e ela é daquelas que da aquela show absurdo para dormir, grita, chora, treme, fica roxa até ficar muito cansada e dormir, ja tentei deixar ela dormir sozinha e nada, só dorme no colo e depois de todo o show que as vezes dura 5 min outras vezes ja chorou por duas horas. ela embala no sono as 17:00 esse éo grande problema ela quer dormir pesado as 17, acorda umas 23:00para mamar (ela mama mamadeira não tenho mais leite), depois acorda as 3:00 e as 5;00 da manhã acorda de vez e não dorme mais :(, como faço para mudar esse horário do sono? ja tentei deixar ela dormir umpouco e acordar mas ela fica super brava.

    obrigada

    bjs

  61. Alline   em 13/10/2016 - 18:24

    Nossa estou sofrendo para criar uma rotina…
    Eu ganhei o livro que vc mencionou, mas não consegui terminar de ler antes da chegada da minha princesa chegar.
    Ela está com 86 dias, a 1 mês eu mudei os horários dou o banhonpot volta das 20:30, dou mama (não tenho mais leite) é apenas mamadeira, ela dorme, acorda por volta das 3:00 e após esse horário não tem mais um m sono continuo é apenas picado no máximo 2 horas

  62. Karenn   em 20/10/2016 - 08:27

    Bom Dia!!! Tenho uma bebê de 13 dias e ela dorme mais de dia e acorda de três em três horas para mamar de noite a hora que ela dorme de manhã e à hora que eu consigo dormir um pouco, eu estou dando banho nela de noite umas 19:30 não sei se está certo se talvez ela esteja trocando o dia pela noite, durante todas as mamadas ela dorme preciso de ajuda.

    • Josi Alves   em 31/10/2016 - 14:03

      Oi Karenn! Pelo o que você me descreveu sua rotina está super certa! Sua filha é muuuito novinha ainda, uma recém-nascida. A noite os bebês acordam várias vezes para mamar mesmo, o estômago ainda é muito pequeno para armazenar leite suficiente. Continue assim, com o banho neste horário, conforme o tempo for passando, ela irá se acostumar e mais pra frente, passará a dormir mais a noite! Beijos

  63. DENISE CRISTINA   em 23/10/2016 - 05:04

    Olá, Josi,
    Meu bb está com 26 dias de vida, durante o dia uma maravilha, mama dorme as 3 horas e até mais se deixar, procuro evitar e manter a rotina de 3 em 3 horas, na maioria das vezes dou o banho por volta das 19:30 e ele fica super tranquilo até as 23:00 porém na madrugada ele fica super agitado, nervoso e com um olhar de quem está super assustado só quer ficar no peito e na maioria das vezes somente chupetando não está dormindo de jeito nenhum, aproximadamente 6 dias estamos passando a madrugada acordados na maioria das vezes ele só pega no sono as 5 ou 6 da manhã, não sei mais o que fazer estou muito preocupada além de acabada, isso que tenho muito suporte do meu marido, mais o bb dificilmente se acalma com ele, eu até consigo fazer o bb acalmar por um tempo maior mais ele não adormece mesmo com o auxilio da chupeta.
    Ele não é de chorar muito mais fica se mexendo bastante com as mãos e o pezinhos e os olhos bem abertos e quanto começa a pegar no sono ele desperta e volta toda a euforia novamente, não entendo isso pois procuro fazer todo o ritual de deixar a casa iluminada durante o dia e a meia luz a noite com pouco barulho e sem muito estímulos noturnos para não prejudicar o sono.Agradeço sua orientação pois não sei mais o que fazer, pois no dia seguinte fico totalmente esgotada e ele também por ficar a madrugada inteira acordada.

    • Josi Alves   em 31/10/2016 - 15:38

      Oi Denise! Você já parou para pensar que pode ser gases ou cólica? Você diz que ele fica agitado, mexendo as perninhas. Talvez, seja neste período da noite que ele sente mais necessidade de soltar os gases. Converse com o (a) pediatra do seu filho, ele pode te receitar um anti-gases e se for isso ótimo, logo ele irá ficar tranquilo, caso não seja procure entender a melhor forma (prestando atenção aos sinais que seu bebê dá) de coloca-lo para dormir. Tem bebês que gostam de dormir todo embrulhado (charutinho), ás vezes ele também não gosta de ficar todo solto no berço. Faça o teste do charutinho, tenho um post ensinando, e depois me conta! Boa sorte ! Beijos

  64. Renata Izidoro   em 27/10/2016 - 12:34

    Gostaria de uma ajuda minha bebe tem 06 meses depois dos tres meses dormia super bem a noite inteira agora que voltei a trabalhar e introduzi a sopinha ela demora muito para dormir, desde que ela nasceu temos a rotina do banho, de diminuir a luz e da ultima mamada mais parece que agora não funciona mais.

    • Josi Alves   em 01/11/2016 - 21:45

      Renata, quanto tempo já tem que ela não dorme direito? Pode ser que ela esteja passando por algum pico de crescimento ou desenvolvimento, muito comum aos seis meses. Esses picos atrapalham a rotina e o sono, podem durar mais ou menos 15/20 dias.

  65. Jeane   em 09/11/2016 - 02:13

    Olá tudo bem , bom primeiramente quero agradecer pelas dicas . Mais então estou passando por uma questão muito complicada com meu bebê , Lorenzo tem 4 meses .ficou três meses internado pois nasceu prematuro 26 semanas .a um mês ele está em casa mais não tô conseguindo fazer ele se adaptar , ele fica tranquilo durante o dia , acordo ele , distraído, mais por volta das 21:00 até 00 ele dorme tranquilo . Passou esse horário ele não dorme mais fica até às 5 da minha chorando sem parar, já fiz de tudo . Pra acalmar verifiquei algo que tivesse incomodando mais não tive sucesso . Oque eu faço .

    • Josi Alves   em 20/11/2016 - 00:49

      Oi Jeane! Será que não são cólicas? Quando ele chora você percebeu se ele não fica esticando as perninhas ou se contorcendo? Já descartou a possibilidade de ser fome?

  66. Geisy   em 19/11/2016 - 16:29

    Olá Josi, descobri o blog recentemente e estou amando, me tira uma dúvida… Meu bebê tem 43 dias e acorda de 2 em 2h pra mamar, me interessei pela mamada dos sonhos… Como faço? Dou antes dessas 2h chegar?

    • Josi Alves   em 20/11/2016 - 00:59

      Oi Geisy! Você pode dar a mamada da madrugada no intervalo das duas últimas mamadas antes da meia noite. assim: se seu bebê mama as 10 pm e meia noite, dê a mamada dos sonhos as 11 e pouquinho. Beijos

  67. Jesuara   em 12/12/2016 - 16:04

    Olá,meu bebê tem oito meses dorme no nosso quarto do meu esposo e meu no deu berço, amais a mais de 15dias que não dorme noite toda,não sei mãos oque fazer,por favor preciso de ajuda,ele Jácome mama só a mamadeira

Deixe seu comentário