•  13 nov 2015  •

Febre em bebês

Oi mamães! Hoje vamos falar sobre febre em bebês. Quem é que nunca passou algum perrengue em casa com o bebê com febre alta não é mesmo? E por mais que na teoria a gente sabe o que fazer, a prática é muito diferente! Bate aquele desespero, a gente corre de um lado para o outro com a criança no colo, liga para o pediatra, chora, pede pra Deus tirar a febre. Mas o importante mesmo é mantermos a calma, mas quem disse que ela aparece quando estamos nesta situação né?

febre em bebes

Quando somos invadidos por vírus, bactérias e micróbios, o corpo ativa as células de defesa para combater estes germes. Durante a batalha entre os germes e nosso sistema de defesa, nosso corpo produz substancias que levam a um aumento da temperatura do corpo. No caso da febre em bebes é a mesma coisa – o aumento da temperatura significa que o corpo está reagindo a algum germe indesejado.

Outra dúvida frequente é qual temperatura é considerada febre em bebês. De acordo com a AAP (American Academy of Pediatrics), febre é qualquer temperatura acima de 37,6º. Ainda de acordo com a AAP, febre mesmo só acima de 38º, então entre 37,6º e 38º é o que chamamos de febrícula.

Veja abaixo, algumas dicas do que você deve fazer nesta situação. É super importante lembrar que deve-se sempre consultar um pediatra antes de qualquer medida.

  1. Febre menor que 37,8º C: Dê um banho morno e aguarde um pouco.
  2. Febre acima 37,8º C: Dê um antitérmico, se assim for orientado pelo pediatra.
  3. Aguarde a febre abaixar e observe a criança.
  4. Se estiver em bom estado geral, disposta, animada e brincando, pode aguardar.
  5. Se estiver indisposta, vomitando, respirando com dificuldade e caidinha, melhor levá-la ao médico.

Sabemos que devemos evitar pronto-socorro, pois como é um lugar com muitos vírus, seu bebê pode piorar, melhor mesmo é seguir as orientações do pediatra e observar seu filho.

Dicas da Dra. Ana Escobar e AAP

0 Comentários
Saúde e Bem Estar
Deixe seu comentário