•  10 out 2016  •

Como tirar a chupeta

Oi mamães! No post de hoje, vou dar algumas dicas de como tirar a chupeta do seu filho.

Há quem diga que ela é a mocinha e também a vilã! Nunca tive nada contra, muito pelo contrario, Lorenzo saiu da maternidade usando.

como tirar a chupeta

 

O fato é que depois de um certo tempo, a chupeta deixa de ser uma aliada e passa a nos dar problemas. Lorenzo sempre amou, e eu, a tinha como melhor amiga na hora das birras e de dormir. A chupeta acalmava o Lorenzo quando saíamos e quando o cansaço batia. Na hora de dormir, era só oferece-la que o sono vinha com tudo.

Em julho em nossas férias no Brasil, levamos o Lorenzo na Dra. Helga, odontopediatra dele desde o primeiro aninho. Após olhar os dentinhos dele, ela me disse que precisava tirar a chupeta o quanto antes, e que não poderia passar dos 3 aninhos (aliás, essa é a recomendação). A arcada dentária dele já estava mudando por conta do uso da chupeta, e isso poderia trazer sérios problemas no futuro.

É claro que naquele momento me assustei e pensei: E agora, como vou fazer isso? Lorenzo amava a chupeta, fiquei com dó, mas estava decidida!

Ele já não chupava a chupeta durante o dia, eu só entregava a noite na hora de dormir, ou deixava na bolsa quando saíamos, porque como disse à vocês, ela era um tranquilizante natural rs.

Comecei o processo naquele dia mesmo, simplesmente não entreguei mais. Lorenzo dificilmente faz a sonequinha da tarde, então, a noite, na hora de dormir ele adormece muito rápido, cerca de 5 minutos. O cansaço dos passeios o deixava ainda mais sonolento depois do banho e não dava tempo dele pedir a chupeta. Fiquei receosa dele acordar de madrugada pedindo, porque aqui em casa, dentro do berço eu deixava umas 4 chupetas espalhadas, assim, se ele perdesse uma, teria outras 4 lá.

Graças a Deus ele não acordou de madrugada, nem no primeiro dia e nem nos demais. Quando ele pedia a chupeta durante o dia, eu falava apenas uma vez que ele já estava grande para usar chupeta e logo mudava de assunto, tirando o foco daquilo e mostrando pra ele outra coisa. E assim foi indo! Ele perguntava algumas vezes (poucas vezes mesmo) , da chupeta e eu sempre mudando de assunto, mas antes (sempre) dizia que ele não precisava mais.

Viemos embora e ele perguntava cada vez menos da chupeta. Até que com 3 semanas ele nem falava mais. Não chorou, não demorou para dormir.

Posso dizer que esse processo foi bem fácil, aliás, facílimo para nós! Não sei o que teria feito se fosse complicado, porque ele estava prestes a entrar na escolinha, então eu não queria que ele passasse por duas “mudanças” ao mesmo tempo.

Sei que tem crianças que passam por esse processo deixando mais traumática a situação, algumas demoram mais de 1 hora para dormir, outras nem dormem. Algumas choram sem parar e só vão dormir pelo cansaço. Uma coisa eu sei que é certa: A partir do momento em que os pais decidem tirar a chupeta, não se pode mais voltar atras. Principalmente se o processo for doloroso. É como ensinar o seu filho a dormir sozinho, ás vezes pode ser fácil, mas também pode ser difícil.

As crianças nos surpreendem, muitas da vezes nós, adultos que complicamos as coisas. Ás vezes achamos que será difícil, e eles nos dão uma lição!

Tirar a chupeta de repente deve ser muito bem pensado. Para muitos não é uma tarefa fácil, e isso pode gerar traumas e ser bem doloroso. Acredito que quando chegar a hora os pais devem conversar com a criança, explicar, procurar ilustrações, contar histórias. Já ouvi muitos relatos de crianças que deram a chupeta para o papai noel, jogaram no lixo, em cima do telhado. Os pais conhecem o filho que tem. Lorenzo apesar de gostar muito de chupeta era bem tranquilo. Eu deixava chupetas espalhadas no berço para que ele não acordasse na madrugada pedindo, mas ele dormia praticamente a noite toda sem nenhuma na boca. Como durante o dia ele não pedia, eu achei que seria tranquilo tirar de uma vez, e foi!

Já fazem dois meses que ele não usa mais, e se eu soubesse que seria tão fácil, teria feito antes.

Pesquisando em sites americanos sobre dicas de como tirar a chupeta, encontrei um conjunto delas onde o bico vai diminuindo e a promessa é tirar em apenas 5 dias sem dores de cabeça e sem traumas. O passo-a-passo é efetivo e seguro (segundo o site). Veja abaixo:

Site: www.lilymethod.com/

 

como tirar a chupeta

 

Não sei se o método é realmente garantido, mas lendo alguns reviews de mães no próprio site, o produto é unanime em aprovação.

Gostaram do post? Deixe nos comentários sua experiência!

 

Super beijo!

0 Comentários
Saúde e Bem Estar
Deixe seu comentário