•  13 out 2015  •

Desfralde – Qual o momento certo?

Oi mamães! O post de hoje é sobre Desfralde. E quem dá as dicas é a Dra. Flávia Oliveira, Pediatra do Lorenzo.

Eu ainda não pensei em desfraldar o Lorenzo, até porque acho que ele é muito pequeno para isso. Acredito que a mãe e a criança sentem quando chegou a hora e concordo quando dizem que não tem que ser forçado, pois como a Dra. Flávia diz abaixo, o desfralde precoce, poderá acarretar em problemas de saúde. Também não sei dizer pra vocês quando pretendo fazer isso, pois se tem uma coisa em que eu nunca pensei em relação a maternidade foi sobre quando desfraldar o Lorenzo. Assim como tudo tem seu tempo, seja no desmame, na ida para o berço, na cama compartilhada e tirar a chupeta, o desfralde é muito pessoal, temos que respeitar o tempo da criança e o da mãe, porque exige muita dedicação!

Veja abaixo o que a Dra. Flávia Oliveira disse sobre o assunto.

desfralde 1

 

O momento do desfralde não deve ser imposto pelos pais. Quem vai determinar quando irá ocorrer vai ser a própria criança… E isso têm extrema importância nesse processo que ocorre em um momento de autonomia e novas descobertas para elas. Respeitar o tempo de cada um é fundamental…. Se os pais impuserem o desfralde isso pode acarretar traumas e repercussões na saúde dos filhos, como retenção urinária e de fezes levando a infecções do trato urinário.

Os escapes são muito comuns nos primeiros dias de desfralde! Cabe aos pais e pessoas envolvidas a paciência e o conhecimento de que não é por maldade que a criança molhou as roupas e sim que existe um adaptação à essa nova situação. Caso seja repreendida, ela perde a autoconfiança atrapalhando o treinamento.

Não existe uma idade certa pra iniciar o desfralde… O mito de que aos 2 anos a criança tem que desfraldar é equivocado! Respeite o ritmo do seu filho… Costumo brincar no consultório e perguntar para os pais “você ainda usa fralda?” Os pais dão risada e dizem eu não! Eu respondo: “tá vendo? Um hora seu filho vai abandonar as fraldas… Tenha  paciência!”

O desfralde noturno deve ocorrer quando a fralda da manhã está seca em mais da metade dos dias semana. Diminuir a ingestão de líquidos à noite perto da hora de dormir ajuda muito! O importante é conversar com seu filho e dizer que se ele sentir vontade de ir ao banheiro à noite, pode chamá-lo sem problemas!

Texto por: Dra. Flávia Oliveira, Pediatra Neonatologia

2 Comentários
Saúde e Bem Estar
2 Comentários
  1. Anita   em 08/12/2015 - 06:59

    Oi Josi… Tenho tido muitas dúvidas. Também sou Mãe de primeira viagem… Minha bebê está com 1ano e 10 meses, estou querendo desfraldar ela, até fiz uma experiência um dia desses, mal sucedida. O texto fala sobre o tempo do bebê e sobre desfralde noturno… Não entendi muito bem. Então terei que desfraldar o dia primeiro? Gosto muito da sua página! Obrigada pelos textos ótimos. Beijos pra vocês

    • Josi Alves   em 21/12/2015 - 01:02

      Oi Anita!!! Muito obrigada por curtir o blog! Bom, eu acredito que o desfralde noturno deverá acontecer quando o diurno estiver funcionando muito bem! Durante o dia você tem o controle e pode ensinar a sua bebe a ir ao banheiro. A noite ela precisará de tempo para entender que tbm precisa ir ao banheiro. Eu sou a favor de ir com calma, até porque fica mais facil pra gente tbm! Beijão

Deixe seu comentário