•  07 jun 2015  •

Dente do bebê – dúvidas, sintomas e tratamentos

Oi mamães! Andei um pouco sumida essa semana pois os dentinhos do Lorenzo estão nascendo e ele anda chatinho. Por isso resolvi fazer um post sobre o dente do bebê, pois sei que há muitas dúvidas sobre esse assunto.

O Lorenzo já tem 4 dentinhos: os incisivos centrais posteriores e inferiores. E agora estão nascendo os incisivos laterais posteriores. Não está sendo nada fácil, ele não está dormindo direito, acorda várias vezes durante a madrugada chorando muito e não consegue ficar com a chupeta.

Por volta do 6º mês os dentes de leite começam a nascer, geralmente sendo iniciados pelos incisivos inferiores e depois em ordem crescente os incisivos centrais superiores, os incisivos laterais inferiores (por volta dos 11 meses de idade) os incisivos laterais superiores (por volta de 1 ano e 2 meses de idade).

Seguem-se os primeiros molares decíduos, os caninos, e os segundos molares decíduos. Aos 3 anos, eles já terão todos os dentes de leite (dentição decídua completa). Ao todo, são 10 dentes na arcada de cima e 10 na arcada de baixo.

Dente do Bebê

 

Assim como eu, tenho certeza que muitas mamães ficam apreensivas sem saber o que fazer quando o bebê está reclamando. A erupção dos dentes muitas vezes vem acompanhada de sintomas desagradáveis. O aumento da salivação, inflamação das bochechas, diarréia leve, febre, sono agitado, falta de apetite, irritabilidade, hábito de levar objetos à boca e falta de apetite são alguns dos sinais que o bebê pode apresentar durante este período. A boa notícia é que os sintomas são temporários, chegando ao fim em poucas semanas.

Como aliviar os sintomas e acalmar seu bebê

Massagear suavemente as gengivas do bebê com uma dedeira. Ajuda aliviar a dor e pode ser tranquilizante.

Dê ao bebê um mordedor, preferencialmente aqueles gelados.

Alimentos frios também podem ajudar.

Em alguns casos pode ser indicado um analgésico local e ainda um analgésico via oral. Lembre-se sempre de consultar o pediatra do bebê antes de dar qualquer tipo de medicação!

Procure um odontopediatra que poderá orienta-la melhor nos cuidados para aliviar o desconforto e tirar duvidas sobre prevenção, alimentos, higiene. Há um mês atrás levei o Lorenzo e a dentista explicou como deve ser feita a higiene bucal nesta idade. Confesso que é um pouco difícil escovar os dentinhos dele, parece que o mundo vai acabar, ele chora, grita, tenta sair do meu colo. Não é fácil não! rs Mas a consulta foi super legal, tirei muitas dúvidas, e vi o quanto é importante as idas ao dentista, pois existem muitas doenças bucais, e sim, mesmo eles sendo pequenininhos não estão isentos a elas. Por isso mamães, não deixe de leva-los!

Mantenha a higiene

A higiene da boca deve ser feita desde os primeiros dias de vida, usando uma gaze umedecida para limpar a região. Quando o bebê começar a comer, deve ser feita uma escovação suave com uma dedeira de silicone. Após a erupção, quando se começa a sentir coceira nas gengivas, a recomendação é voltar a utilizar a dedeira, que une higiene com alivio. Quando o pequeno estiver com um número maior de dentes, comece a passar uma escova macia apenas com água ou creme dental sem flúor.

Super beijo!

Fontes: http://www.minhavida.com.br

http://www.pediatriaemfoco.com.br

Posts que você poderá gostar:

1 Comentário
Saúde e Bem Estar
1 Comentário
  1. Débora Oliveira   em 16/06/2015 - 21:37

    Obrigada pelos seus post, estou mais calma agora meu filho tem 8 meses e há um mes não dorme direito e esta com resfriado, mas pelo que vc disse ele não está assim somente pelo resfriado, pois os dois dentinhos de baixo nasceram esse mes e percebi que ele está se identificando, pois agora chora quando está sozinho e se eu saio de e perto ele vem atrás engatinhando. Obrigada pelas dicas.
    Gostaria de ter sua opinião, estou fazendo a tecnica de coloca-lo para dormir no berço e quando chora pego no colo e se acalma ponho no berço de novo, vamos ver como será, mas tenho duvida em relação a mamada ele mama no peito ainda e estou iniciando com a mamadeira, mas nao tenho certeza se dou mamadeira a noite ou se continuo com o peito, ele dorme até uma hora e depois acorda várias vezes.

Deixe seu comentário