•  01 jun 2015  •

Como fazer o bebê arrotar

Oi mamães! Hoje vou falar de um assunto que gera muitas dúvidas em nossa cabeça. E para ser sincera, até escrever este post para vocês, eu também não sabia qual era a importância do arroto para bebês. Vou explicar também como fazer o bebê arrotar de maneira rápida e eficiente.

Será que o bebê tem que arrotar? E se ele não arrotar, tem algum problema? Quanto tempo devo esperar para que ele arrote?  Até quando tenho que colocar meu bebê para arrotar?

Quando o bebê está mamando, seja no peito ou na mamadeira, juntamente com o leite o bebê pode engolir ar.

O que é o arroto?

Quando o ar entra no estômago do bebê, como ele é mais leve que o leite ele tende a voltar, e quando ele volta é o que conhecemos como arroto, que às vezes pode vir acompanhado de uma pequena quantidade de leite, chamado regurgito.

Por isso o arroto é importante! Se o bebê estiver deitado ele pode aspirar esse leite e se asfixiar.

Como fazer o bebê arrotar?

Nem todos os bebês conseguem arrotar facilmente. Neste caso, fique pelo menos 20 minutos com o bebê em seu colo, numa posição vertical com as costas dele voltadas para a frente. Junto ao tórax, vá dando tapinhas suavemente até que ele solte o ar engolido durante a mamada. Se o bebê não arrotar não tem problema, ele pode não ter engolido ar durante a mamada, mas o procedimento acima é essencial todas as vezes que o bebê mamar.

Outra posição recomendada e muito usada nos EUA é colocar o bebê sentado no seu colo, de costas para você, segure o rosto do bebê e dê tapinhas leves nas costas. Já fiz algumas vezes com o Lorenzo e funciona mais rápido que da outra forma! Não custa tentar não é?

Como fazer o bebê arrotar

O tempo de arrotar pode variar de bebê para bebê, mas geralmente demora cerca de 20 minutos. Após ele arrotar, coloque o bebê no berço de barriguinha para cima, essa posição diminui em 70% a morte súbita em bebês.

Conforme o bebê vai crescendo não será mais necessário colocá-lo para arrotar, pois ele vai começar a fazer isso sozinho. Isso acontece por volta dos seis meses de idade, quando eles começam a se sentar sozinhos.

Super Beijo!

7 Comentários
Saúde e Bem Estar
7 Comentários
  1. Juliana   em 26/01/2016 - 21:25

    No caso do bebê dormindo com a barriga pra cima se ele regurgitar enquanto dorme não corre o risco de se asfixiar? E ficar 15, 20 minutos com o bebê no colo na vertical é complicado durante a madrugada . Não teria uma forma mais fácil ?

    • Josi Alves   em 31/01/2016 - 15:52

      Oi Juliana! Essa é a forma mais indicada para que nao ocorra o sufocamento do bebê. É seguro! Quanto a ficar um tempo com ele na vertical, é necessário para que p leite desça!

  2. Adriana Sena   em 21/06/2016 - 23:18

    Boa noite quando nao consigo ve la arrotar,coloco ela de lado ah algum problema?

    Obrigada

  3. Vanusa   em 01/11/2016 - 04:57

    Meu peito está machucado, vim da maternidade já com ele assim. E onte ontem, meu bebê arrotou um pouco de sangue junto com o leite. É normal? Preciso me
    Preocupar? Aguardo.

    • Josi Alves   em 01/11/2016 - 21:34

      Super normal! Não se preocupe! Já já ele estará melhor, mas isso acontece muito viu?! Beijos

  4. Lidiane   em 19/11/2016 - 20:37

    Minha recém nascida tem 22 dias e a 2 dias está engasgando muito na hora de mamar,eu fico desesperada,e hj começou a regugitar tbm!Queria saber o que fazer?!

    • Josi Alves   em 20/11/2016 - 00:56

      Oi Lidiane! Tente deixa-la mais retinha. Você usa almofada de amamentação? Fale com o pediatra sobre o assunto caso persista! Beijos

Deixe seu comentário