•  19 abr 2015  •

Como Estabelecer uma Rotina para o Bebê

Oi mamães, o post de hoje é sobre como estabelecer uma rotina para o bebê e contar a minha experiência em colocar uma rotina para o Lorenzo.

Tudo começou antes mesmo dele nascer, uma amiga indicou o livro Os Segredos de uma Encantadora de Bebês. São duas edições, um livro azul e outro rosa. Comecei a ler o azul primeiro, e foi lá que aprendi a importância de implementar uma rotina para bebês.

Vou tentar explicar direitinho para vocês como foi que estruturei a rotina aqui em casa, mas já vou adiantando que esse livro me ensinou “quase” tudo!

A Tracy Hogg, a autora do livro elaborou um método de manter uma rotina para bebês chamado “EASY” (“Fácil” em português) para ser seguido preferencialmente no primeiro dia de vida do bebê. Apesar dos primeiros dias estarmos na maternidade é importante que a rotina seja colocada em prática no primeiro dia do bebê em casa. E foi assim que fiz. O EASY é basicamente o seguinte:

E = Eating – Comer. De 25 a 40 minutos, no seio ou na mamadeira.

A = Activity – Atividade. 45 minutos (nos primeiros meses de vida isso se resume basicamente em banho, trocas de fralda, passeio no carrinho).

S= Sleep – Dormir. 15 minutos até dormir; sonecas de 30 a 60 minutos; dorme por períodos cada vez mais longos à noite, depois de 2 ou 3 semanas.

Y = You – Você – Hora de se cuidar, dormir, tomar banho, fazer a unha! Esse é um tempo só seu.

O Lorenzo sempre mamou a cada 3 horas (que na verdade verdadeira não são 3 horas né?) porque você precisa esperar o tempo para arrotar, trocar a fralda e colocar para dormir. Porém, como os horários dele eram sempre certos (uma rotina estruturada nos dá esse prazer), nesse meio tempo eu sempre conseguia fazer algo para mim. Saía para fazer as unhas, ir ao mercado, tomar um café, dar uma volta na rua. Para qualquer eventualidade que pudesse acontecer, eu sempre deixava leite materno congelado (tirava com a bomba) em casa.

Os recém nascidos dormem cerca de 70% do tempo e no começo tudo se resumia a mamadas, trocas de fraldas e banho. Todos os dias, o banho do Lorenzo era as 20:30hs, impreterivelmente. O banho ajuda a deixar o bebê relaxado, e eu queria que ele entendesse que já era hora de dormir após essa atividade. Assim como a Tracy diz no livro, eu também acho que o bebê é mais feliz quando sabe o que está por vir. Segundo a autora, os bebês não gostam de surpresas, e seu sistema orgânico funciona melhor quando eles comem, dormem e brincam sempre no mesmo horário.

Até os 4 meses, ele acordava para a mamada da madrugada as 00:00hs, 3 e as 6 da manhã.

Conforme ele foi crescendo, a rotina se intensificava ainda mais. Daí era mais fácil segui-la. Ele continuava mamando de 3 em 3 horas e as atividades (EASY) ficavam cada vez mais divertidas! Uma hora ele assistia à Galinha Pintadinha, outra ele brincava no tapetinho de atividades (Rain Forest – que mencionei no meu post sobre o Enxoval de Bebê em Miami), às vezes colocava ele no berço e ligava o móbile ou descia para dar uma volta no prédio. Era muito difícil sair da rotina, sempre fiz de tudo para que isso não acontecesse. Algumas vezes ouvia algumas críticas, mas querem saber? Eu não dava a mínima, porque ninguém estava comigo nas madrugadas ou cuidando dele pra eu tirar um cochilo durante o dia! Amo uma rotina, e hoje estou mais flexível com os horários dele, principalmente nos finais de semana.

Quando os bebês estão maiores, como no caso do Lorenzo agora, a introdução de alimentos sólidos faz a rotina ser alterada porque eles começam a brincar mais, e a dormir menos. Confesso que durante o dia, as vezes o Lorenzo tira as sonecas no mesmo horário e outras vezes não. Mas até hoje, tento manter a rotina do sono como fazia desde que ele nasceu. Abaixo os horários do Lorenzo para vocês terem como exemplo (vou começar pelo banho pois no meu ponto de vista é o mais importante na rotina):

20:00 – Banho

20:20 – Mamadeira

20:40/20:50 – Berço (isso depende do tempo que ele leva para arrotar)

07:30 – Acorda – Mama e volta a dormir

10:00 – Acorda

10:30 – Fruta

12:30 – Almoço

13:30 – Soneca da tarde até às 15:00hs (alguns dias ele dorme menos)

15:30 – Fruta ou mamadeira

18:00 – Janta

Se o seu bebê tem uma rotina estruturada, e você consegue manter isso no dia-a-dia, tudo fica mais fácil. Os horários vão ficando cada vez mais certos, no começo pode ser um pouco difícil, você levará uns 15 dias para que seu bebê se acostume com a nova rotina, mas com paciência e insistência, tudo entra no eixo.

Eu segui à risca tudo o que estava no livro. Comigo deu certo, com você também pode dar! Os bebês são diferentes uns dos outros, mas acho que vale a pena tentar. Sei que existem mães que não concordam em colocar uma rotina para os bebês assim que nascem, eu respeito e acho que cada uma deve fazer aquilo que acha mais fácil e prazeroso para si e para o bebê, como já falei comigo deu super certo, algumas coisas não foram fáceis, como por exemplo ensinar o Lorenzo a dormir sozinho no berço, (se você não leu o post sobre O sono do bebê, clique aqui) mas quem disse que a maternidade é fácil não é mesmo?

Algumas tem mais sorte que as outras, mas não é fácil para ninguém. É muito importante que os horários sejam seguidos à risca para que a rotina dê certo.

Espero que este post ajude a todas!!! Principalmente as mamães que estão desesperadas sem saber o que fazer para que seus bebês durmam bem durante o dia e a noite. Estamos juntas amigas!!!

Super beijo!

27 Comentários
Saúde e Bem Estar
27 Comentários
  1. Débora Werneck   em 19/04/2015 - 20:33

    Olá querida, que prazer conhecer seu blog, mto aconchegante. Como vc, no momento não trabalho fora e me dedico ao meu pequeno. Eu smp achei q as rotinas são de suma importancia… na verdade eu não me lembro mto bem como era qndo o Nic era novinho, pq ele chorou demaaaaaisss nos 4 primeiros meses :/ agora ele ja vai fazer 2 aninhos rsrs, e percebi q conforme o tempo passa a rotina muda um pouco, não só pq eles vão crescendo mas pq nós vamos nos adaptando… bom post, achei muito interessante esse easy. Já ouvi falar mto sobre esses livros mas nunca tive. bjos

    • Josi Alves   em 20/04/2015 - 22:39

      Oi Débora! Fico muito feliz por você ter gostado do Blog! Com certeza a gente vai melhorando conforme eles crescem! Tbm adoro uma rotina, e adoro tbm sair dela algumas vezes!!! Beijão

  2. Luciane Mota   em 20/04/2015 - 01:15

    Hj em dia a rotina do meu filho é parecida com a do Lorenzo, a diferença é que o meu filho vai para creche durante o dia, mas após as 18:00 a rotina é completamente igual, só que ele continua acordando a cada 2 ou 3 horas toda noite para mamar mesmo estando com7 meses e já consumindo outros alimentos….muito tenso isso, pq chego do serviço 01:00 da manhã e as 07:00 tenho que acorar para levá – lo a creche.

  3. Adacia   em 21/04/2015 - 07:10

    Ie meu BB tem 3meses,e a rotina dele e totalmente diferente De outros BB. Os horários dele quase TDs os dias são diferentes. Gostaria de saber se tem alguem q possa me ajudar pra colocar uma rotina.

    • Josi Alves   em 21/04/2015 - 18:46

      Oi Adacia, não tem problema se a rotina do seu bebê está diferente dos outros, os bebês são diferentes mesmo, mas agora com 3 meses você pode começar seguindo a rotina que coloquei no post. Não é de uma hora para outra que vc vai conseguir, isso leva um tempo, mas vá fazendo aos poucos que tudo dará certo! Beijos

  4. Stefanie   em 08/05/2015 - 07:41

    Como vc fazia pro Lorenzo ficar acordado após mamar? Minha bb de quase 2 meses desmaia depois q mama, e nao consigo acorda-la pra implementar o acrivity. Acabo fazendo a troca de fraldas na troca das mamas, senao nao consigo faze-la pegar o outro peito. Sera que funciona fazervas atividades entre a troca de seios? Obrigada!!!

    • Josi Alves   em 11/05/2015 - 13:51

      Oi Stefanie! Nesta idade eles dormem no peito mesmo. Não há muito o que fazer, quando ela estiver maior, não dormirá mais no peito e o Activity ficará cada vez mais fácil. Ela ainda é muito novinha, continue trocando a fralda após as mamadas mesmo, mesmo ela dormindo, já entende o que vem depois de mamar. Isso já é uma atividade! Pra trocar de peito, com eles dormindo, lembro que a enfermeira da maternidade me ensino a fazer “cócegas” na nuca ou ir tirando uma peça de roupa até eles acordarem. Que tal tentar? Beijos

  5. Isabel   em 29/06/2015 - 13:17

    Olá! Gostaria primeiramente de parabeniza-la pelo teu trabalho! Minha bb tem 1mês e 1 semana. Gostaria de saber se aplico à rigor a técnica EASY durante a noite também, já que ela dorme durante a mamada e depois de arrotar eu vou trocar a fralda dela e ela fica muito acordada e não quer dormir mamais. E também: durante o dia, se a soneca passar de uma hora, devo acorda-la? Obrigada

    • Josi Alves   em 30/06/2015 - 13:45

      Oi Isabel! Muito obrigada! Fico feliz em saber que está gostando do blog! Bom, comigo também aconteceu isso que você está dizendo, na hora de trocar a fralda o Lorenzo acordava e não queria mais dormir. Sabe o que eu fiz? Passei a trocar a fralda antes da mamada. Se ele fizesse cocô eu trocava, se não, ele já engatava no sono e não precisa trocar. Faça isso, quem sabe melhore! Acho que você tem que aplicar a técnica do EASY a noite sim, aliás, inclusive a noite, pois mais pra frente, ela vai estar dormindo a noite toda graças a essa rotina que vc está colocando. Não acorde sua bebê durante o dia, ela ainda é muito novinha, ela acordará quando estiver no horário de mamar. Ela precisa dormir bem durante o dia para que a noite durma melhor ainda. Aos poucos os horários dela ficarão cada vez mais certinhos, e tudo ficará mais fácil! Beijos

      • ISABEL   em 01/07/2015 - 21:33

        Josi, agradeço teu retorno quanto às minhas perguntas. Ainda tenho outras dúvidas: tenho me frustrado porque o tempo que minha filha (de um mês e uma semana) mama tem sido menor que os 25 minutos (mínimo) programados na técnica EASY, mesmo assim sigo para o próximo passo? Isso acontece também nos 45 minutos de ATIVIDADE, onde ela quer dormir antes. Sendo assim, os horários são sempre diferentes em cada dia. Apenas sigo a ordem das atividades. É assim mesmo? Terá um momento em que saberei exatamente os horários que terei para me cuidar? E por fim: tenho tentado ensinar ela a dormir sozinha no berço mas tem sido tão difícil! Ela acorda toda hora e tenho a impressão de que não consegue dormir bem durante o dia. Depois de quanto tempo o Lorenzo acostumou a isso? OBS.: sei que cada bebê tem seu tempo, mas pergunto por curiosidade. Obrigada ;)

        • Josi Alves   em 05/07/2015 - 21:46

          Oi Isabel! Não tem problema se o tempo que sua bebê faz é menor que o estipulado pela técnica EASY. O mais importante é você seguir a regra. Pois assim, logo logo sua bebê entenderá o que vem depois de cada atividade. Não se preocupe, você vai ver que com o passar dos dias ela vai se ajustando aos horários e o mesmo ficará bem cerrinho. Me lembro que o Lorenzo mamava 30 minutos e depois dormia. Dormia até a próxima mamada, então esse era o meu tempo. Mas depois de um mês as coisas começaram a mudar, ele passou a dormir menos, e eu sempre continuei com o EASY. Com 3 meses os horários ficaram certinhos, ai então eu passei a ter um tempinho pra mim. Você a deixa totalmente solta no berço? Já tentou fazer aquele “ninho”? Ela pode estar se sentindo “solta” dentro do berço. Tbm demora um tempo para dormir a noite toda. Veja se ela não está mamando pouco antes de dormir, tente a mamada dos sonhos tbm. Não desista, faça o EASY certinho, não importa o tempo e deixe ela dormir num ambiente calmo durante o dia, você vai ver que as coisas só irão melhorar! Beijos

  6. Carla   em 14/07/2015 - 15:07

    Josi, o li o livro da encantadora de bebes e ele me ajudou muito a estabelecer a rotina do meu bebê, porém, hoje (completando 1 ano hoje) ele está totalmente desregulado, já há uns 4 dias.
    Não mudei nada na rotina dele e de repente ele não quer dormir durante o dia e está dormindo tarde a noite, gostaria de saber como posso reorganizar a rotina dele ?
    Obrigada bjo

    • Josi Alves   em 16/07/2015 - 14:08

      Oi Carla! Tenho uma boa noticia para te dar! Aqui em casa foi exatamente assim que aconteceu. Assim que o Lorenzo fez 1 aninho as coisas viraram de cabeça para baixo. Ele começou a acordar na madrugada, dormia pouco durante o dia. Mas isso muda depois de uns 15 dias um mês viu! O que acontece é que eles estão ficando “independentes”, começam a andar, dentes nascendo… é tudo novidade, e isso afeta principalmente o sono. Tenho uma amiga que está passando por isso tbm, foi só o bebê dela completar 1 aninho que as coisas mudaram. Hoje, ele está com 1 ano e 1 mês, e ela me disse que tudo está voltando ao normal. Aqui em casa tudo voltou ao normal cerca de 20 dias depois, só que acontece tantas coisas depois que eles completam 1 ano que a rotina está voltando a se estruturar agora, com 1 ano e 3 meses. Fique tranquila, isso é uma fase. Já já tudo volta ao normal. Continue com a rotina. Beijos

  7. Sabrina   em 12/08/2015 - 01:41

    Parabens pelo blog,amei e estarei sempre por aqui!
    Entao,minha tem 1mes e 13 dias,ainda na gravidez comecei a ler esse livro da encantadora de bebes mais nao terminei :/ entao nao cheguei nessa fase do livro sobre o sono,mamada dos sonhos mais li sobre o EYSY e me empolguei toda,quando pérola chegou em casa eu quis e ate consegui por uns dias a rotina mais eu mesma desleixei e acabei esquecendo pra la… enfim,esses dias ela estava com o sono desrregulado,querendo colo,mamando mais que o normal,ai umaamg falou sobre o pico de crescimebto,ai pesquisei e vi que ela estava com isso mesmo… tudo bem,pela carencia dela resolvi por pra durmir comigo na cama e deixar ela mamar em livre demanda,so que tenho notado que agora ela usa meu peito pra durmir,e isso tem sido cansativo demais… Ainda nao conhecia sobre a mamada dos sonhos,vi aqui no seublog e a partir de hoje vou por em pratica e tentar o EYSY de novo,espero conseguir…aah e tentar terminaro livro kkk
    Parabens pelo blog,tem me ajudado bastante!

    • Josi Alves   em 14/08/2015 - 12:10

      Oi Sabrina! Fico muito feliz que esteja gostando do blog! Bom, primeiro eu sugiro que você termine o livro e volte a aplicar a técnica do EASY. Quanto tempo está a sua Pérola? Se realmente for o pico de crescimento, logo voltará tudo o normal. Mas é preciso que você consiga estruturar uma rotina pra ela. Alguns bebês fazem os seios das mães de chupeta, só para dormir, tente tira-la antes de pegar no sono ou se ela chupar chupeta, ofereça no lugar! Continue por aqui! Beijão

  8. Andrea   em 25/09/2015 - 18:35

    E como era sua rotina quando ele era mais novinho?! Voce aplicou a livre demanda para dar de mamar ou acordava ele de 3 em 3 horas para dar de mamar?!

    Obrigada… beijoss

    • Josi Alves   em 25/09/2015 - 19:25

      Oi Andrea! Desde a maternidade ele mamava de 3 em 3 horas. Não era preciso acorda-lo, ele era um reloginho. Segui o Easy, e até hoje fazemos assim! Beijos

  9. ana daniela   em 20/11/2015 - 22:13

    Olá! ! Muito legal seu blpg, sempre acompanho. Minha bebê tem três meses e há algum tempo tento implantar a rotina easy. Minha dificuldade é que os horários da minha bebê nem sempre batem com o horário estipulado na rotina. Sempre aguardo pelos sinais de cansaço dela.. as sonecas são curtas, bem sempre duram uma hora e meia como diz o livro. E tenho dificuldade em fazer minhas coisas, como sair pra dar uma caminhada. . Como vc conciliou tudo? Conseguia sair? E como estipulou oa horários? Acordava ele todo dia no mesmo horário? a minha cada dia acorda um horário diferente :/ obrigada! !

    • Josi Alves   em 26/11/2015 - 00:37

      Oi Ana! Muito obrigada por acompanhar o blog! Bom, você não precisa fazer os horários exatos da rotina. Mas é sempre bom fazer todas as atividades como banho, mamar, sonecas sempre no mesmo horario, todos os dias. Eu te aconselho a anotar por uma semana toda a rotina da sua bebê. No final do dia, leia com a atenção, assim você poderá identificar o que está acontecendo. Preste atenção nos sinais que ela dá quando quer dormir, e qual o horário. Quando notar isso, uma hora mais cedo comece a fazer o ritual do sono. O Lorenzo sempre mamou de 3 em 3 horas, por isso eu tinha tempo para fazer minhas coisas. Todos os dias eu fazia ele dormir no mesmo horário, tanto durante a tarde quanto a noite. Eu não o acordava das sonecas, e ele dormia o mesmo tanto que a sua bebê dorme. O que vai funcionar é todos os dias os horários serem os mesmos. Deve haver o ritual do sono durante o dia e a noite. Qualquer coisa é só falar! Boa sorte! Beijos

  10. Muriel   em 29/02/2016 - 16:30

    Adorei o blog! Fiquei com algumas dúvidas referente à rotina, após vc dar a fruta/mamadeira as 15:30 seu bebê volta a dormir? A mesma coisa se repete entre o jantar e o banho? Caso o bebê durma mais do que o esperado, vc o acorda?

    • Josi Alves   em 07/03/2016 - 22:54

      Oi Muriel, não, a fruta eu dava quando ele acordava da soneca da tarde. Nessa época ele fazia duas sonecas durante o dia, uma pela manhã e outra logo após o almoço!

  11. marcia   em 09/05/2016 - 15:57

    Oi tenho uma bebe de 4 meseS tento seguir uma rotina c ela desde 2 meses mais durante o dia ela so tira 2 sonecas de no maximo 2horas n consigo fazer ela dormir mais e a noire ela acorda umas 2 a 3 x . Qual melhor horario de banho e qual melhor horario pra por p dormir.
    P ela dormir bem a noite. E o que faco p ela n ficar fazendo o peito de chupetA p dormir obrigada

  12. marcia   em 09/05/2016 - 15:59

    Desculpa as sonecas sao de 20 minutos

  13. Vania   em 28/07/2016 - 22:56

    Olá, adorei o post pois é bem explicativo.
    Meu bebê tem 2 meses e 3 semanas aproximadamente. Mama em livre demanda e cada hora é uma hora diferente. Comecei a dar chupeta agora é só assim ele dorme por um bom tempo, mas está tudo bagunçado. Porém uma grande dúvida que tenho é: E se ele estivrr dormindo quando deveria.estar acordado para tomar banho por exemplo eu o acordo? De q forma?
    Outra dúvida: vamos supor q ele dormiu as 21 nesse caso ele tem q acordar de 3 em 3 pra mamar? E logo após isso tem q.dormir? Tô perguntando pq o Davi tem mania de acordar por volta d meia noite e quer conversar etc e aí só lá pelas 2 ou 3 da manhã q.ele engata de novo (pois cansou de conversar, etc). Será q vc poderia me auxiliar a rascunhar uma rotina pra um bebê de 3 meses? Não tenho noção de quanto.em.quanto.tempo.tem q dormir, quantidade essas coisas… Tô desesperada =[

  14. Ana   em 30/10/2016 - 09:41

    Adorei essa postagem. Me ajudou muito.

  15. Anna   em 17/11/2016 - 11:22

    Olá…estou tentando a rotina..mas quando coloco a atividade antes da mamada meu bebe não dorme..
    Tem algum problema colocar a mamada primeiro???ah ele tem um mês e quinze dias..
    Beijos.o

    • Josi Alves   em 20/11/2016 - 00:54

      Oi Anna! Problema nenhum! A rotina deve ser criada de acordo com a família. Se desta forma funciona para você e seu bebê, não há problema algum! Beijos

Deixe seu comentário