•  09 ago 2016  •

Como é morar nos EUA

Oi mamães! No post de hoje vou dividir com vocês um pouquinho de como é morar nos EUA. Tenho recebido muitos pedidos para contar como é nossa rotina aqui na Terra do Tio Sam!

Realmente é muuuito diferente do Brasil!

CLIMA

A começar pelo clima, onde as quatro estações são bem marcantes.

Nos mudamos ano passado (2014) em outubro. Era outono e já não dava mais para usar shorts e camiseta. Em dezembro iniciou-se o inverno, muito frio e vento, temperaturas em torno de 1 grau. O pior mesmo é a partir de Janeiro, quando neva e as temperaturas caem mais ainda, chegando a -20 (+ou-). Frio de verdade!!!

Dias de frio e neve não são um problema para os americanos, a vida segue normalmente. Os únicos cuidados que devemos ter é nos agasalharmos bem (as roupas daqui seguram bem o frio que faz) e muita atenção ao dirigir. As aulas acontecem normalmente, todos vão trabalhar.

Tivemos apenas 1 episódio de nevasca grande em janeiro, apenas 2 dias, onde a neve acumulada chegou a 1 metro e meio de altura. Quando isso acontece ninguém sai de casa, e muitas vezes os americanos fazem estoques de comidas enlatadas, pois pode faltar energia.

As casas aqui são de madeira, existe um sistema de calefação que mantem a casa quentinha, e assim podemos usar roupas de verão durante o inverno rs. Como todo inverno é rigoroso, o país é bem preparado. Qualquer ambiente é aquecido, os carros possuem dispositivos que acionados esquentam os bancos e o volante para nosso conforto. Existem muitas atividades para as crianças fazerem durante o inverno. Além de esportes na neve, temos também atividades indoor. Acadêmias de ginástica para a criançada, playgrounds, oficinas, aulas de musica, natação, muitas delas você faz um plano para ir durante todo o inverno.

A primavera é muito esperada por aqui, as ruas ficam lindas com tantas flores! As pessoas começam a sair de casa e enfeitar a varanda. Colocam as mesas pra fora, almofadas, quadrinhos, lampadas. Tudo fica muito lindo!

O outono é outra estação linda! as árvores ficam vermelhas, amarelas. Muitas folhas secas no chão, uma paisagem de tirar o folego.

TAREFAS DOMÉSTICAS

Aqui não se lava roupas no tanque e coloca no varal. Aliás, não temos tanque e muito menos varal. Eu costumo dizer que a vida é muito mais descomplicada aqui. Os americanos não são tão fanáticos por faxina como nós brasileiras somos. Eles não perdem tempo limpando a casa, passando roupas, o que eles mais gostam é de curtir a vida com os filhos, e é isso que mais amo aqui.

Temos uma máquina de lavar e outra de secar roupas. Geralmente quando as roupas terminam de secar, elas saem quentinhas, eu passo as mãos, dobro e guardo! Elas não ficam amassadas ao ponto de não conseguirmos usá-las, por serem feitas propriamente para secar em máquinas, os tecidos logo se acertam quando vestimos. As camisas de trabalho do meu marido vão para a lavanderia, e se temos alguma roupa de tecido especial mandamos pra lá também.

Na cozinha tenho uma big máquina de lavar louças, coloco panelas, pratos, copos e o que tiver tudo junto, a louça sai limpinha e sequinha, pronta para serem guardadas.  Aqui também não se usa vassoura, rodo, pano de chão. Só tenho uma vassoura na garagem, e quase não uso. Quando preciso lavar, ligo a mangueira e pronto!

Um item que uso muito é o aspirador de pó. Os aspiradores de pó do Brasil não chegam nem aos pés dos daqui. Eu trouxe o meu, mas depois que comprei um aqui vi o que realmente é aspirar o pó. Claro, aqui os quartos são de carpetes, então esse item precisa mesmo funcionar.

Como pano de chão uso toalhinhas descartáveis. Tenho um “rodo” em que acoplo o desinfetante, grudo a toalhinha embaixo e só apertar o botão que ele espirra o desinfetante. Super prático! Depois só jogar o paninho no lixo.

morar nos EUA

Para limpar fogão, pia, vaso sanitário uso lenços umedecidos. Eles tiram a gordura e desinfetam ao mesmo tempo. Depois jogo no lixo também. Para limpar o box, chuveiro, ralo, torneiras e banheira, temos um produto que solta uma espuma e vai limpando sozinho. Depois só jogamos aguá e pronto, está tudo limpinho e brilhando!

8e74450d-f4d4-4ce0-9257-0ab7a6abd2ae_1.8a2f78c2d0425618b1f5b88658d49857

 

CULTURA

Existem alguns fatos curiosos sobre a cultura dos americanos que quero contar para vocês:

  • Eles tiram os sapatos para entrar em casa, isso inclui as visitas também! Eu particularmente adoro! Isso mantém a casa limpa, inclusive os tapetes.
  • As piscinas (todas) tem uma data especifica a serem abertas. Aqui no condomínio onde moro ela abre dia 31/05. E no dia da abertura eles fazem uma festa!
  • As casas não tem portão, somente a porta de entrada, geralmente as casas de rua tem um quintal nos fundos, mas é de grama, não de cimento como no Brasil.

morar nos EUA

  • Voltando as piscinas, é obrigatório por lei que todas as piscinas tenham salva-vidas. Aqui no condomínio temos duas piscinas, e cada uma tem um.
  • Você escolhe a quantidade de dias na semana em que seu filho irá para a escolinha.
  • Não temos ralos na casa ou no chão do banheiro (exceto dentro do box claro), ou seja, nada de sair jogando água por ai rs.
  • Aqui o ano letivo começa em setembro, e não no começo do ano como no Brasil. Isso acontece porque de Julho a Setembro é o verão, então faz mais sentido dar férias pra criançada no verão, quando eles podem sair na rua e brincar, e não no inverno onde iam ficar trancados dentro de casa.
  • Os americanos jantam super cedo, entre 18 e 19 horas.
  • Onde moramos (e em outros muitos lugares) as cozinhas dos restaurantes fecham as 22:00hs, então nada de pedir uma pizza no final de semana neste horário, ou sair para jantar as 21 também!
  • As churrasqueiras aqui são a gás, o churrasco americano é feito de hambúrguer, salsicha, milho, batata etc.
  • Existe um item essencial nas cozinhas que se chama triturador. Ele fica dentro da pia, mais precisamente no ralo. Ali você joga resto de alimentos e ele tritura. Assim você não precisa fazer lixo orgânico. (Esse é excelente!).
  • O estilo brasileiro de fazer depilação é o mais pedido aqui, e qualquer lugar que você vai tem placas escritas BRAZIAN WAXING
  • Para fazer as unhas eu só vou em salões brasileiros, aqui o jeito de fazer é diferente, elas quase não tiram as cutículas e ao pintar, o esmalte não chega ate a pele, elas pintam até um pouco antes de acabar a unha, porque não usam palitos para limpar. Dai fica parecendo que a unha já cresceu.

DIVERSÃO

Temos muitos parques por aqui, muitos mesmo! Todos equipados com playgrounds. No verão tem brinquedos que soltam água, e as crianças se divertem muito! Agora estamos no verão, as temperaturas estão em torno dos 30 graus, uma delicia! Temos ar condicionado para dormir, e isso é o que importa! rs

A gente sai muito para passear, fazemos pic-nic no parque, vamos para piscina, shoppings, zoológico, museus. Não me preocupo com segurança, graças a Deus esse país apesar de algumas trágedias (atentados por exemplo) é um país tranquilo para se viver.

Aqui todos somos iguais. Ninguém quer o que é seu! O que você veste não é o que te define! Todos temos acesso a roupas boas, brinquedos bons, moradia, carro, alimento, passeios.

Morar aqui nos dá muita qualidade de vida! Nada de trânsito ( sei que tem um pouco em alguns outros lugares) mas nada comparado ao transito do Brasil.

Bom, é isso! Espero que tenham gostado! Se quiserem saber mais sobre os EUA só deixar sua pergunta aqui nos comentários que farei outro post em breve!

Se quiser saber como é uma festinha americana, clique aqui!

Super beijo!

2 Comentários
Saúde e Bem Estar
2 Comentários
  1. Nadjane torres   em 09/08/2016 - 22:42

    Olá Amei o texto ! Já viajei muito para os EUA , sempre a passeio . Fiz meu enxoval e por pouco meu filho não nasceu aí rsrsrs
    Tenho alguns familiares Q se mudaram Tb . Tiveram algumas burocracias para permanecer por aí , mais estão legalizados .
    Conta um pouco da experiência de vcs … Cm foi a mudança ? Foi a trabalho ? Seu filho nasceu aí ?

    No aguardo !
    Bjo

    • Josi Alves   em 13/09/2016 - 23:17

      Olá! Muito obrigada! Pode deixar que farei um post contando tudo! Beijo

Deixe seu comentário