•  28 jul 2015  •

Cisto de Erupção – Você sabe o que é?

Semana passada levei o Lorenzo na odontopediatra, a tia Helga. Ele está com os 4 molares nascendo, e isso tem judiado muito dele. Tem dias que não quer comer, então sempre faço um caldo, assim ele não precisa morder os alimentos porque isso o incomoda muito. Eu havia percebido que o molar inferior do lado direito estava demorando muito para sair, ele já estava super inchado, e nada de “rasgar” a gengiva. Eu sabia que isso estava incomodando muito ele, tudo o que eu fazia para aliviar a dor era temporário, ele realmente estava sentindo muito aquele dentinho. Para minha surpresa ele estava com Cisto de Erupção. Para falar a verdade, eu nem sabia o que era isso, nem sabia que existia. Então foi aí que descobrimos o motivo para tanto incomodo. Vocês já ouviram falar sobre Cisto de Erupção? Abaixo explico melhor sobre o assunto.

Cisto de Erupção

É uma alteração que ocorre nos tecidos moles (gengiva) e pode retardar o nascimento dos dentes. Ocorre um aumento de volume na região e toma uma coloração mais azulada ou avermelhada. O aumento do volume gengival pode provocar dor, febre, diarreias, falta de apetite (Lorenzo estava com todos esses sintomas tadinho) sendo assim necessária a ulotomia (procedimento cirúrgico – um corte com o bisturi). É aconselhável o acompanhamento do odontopediatra durante este período. Em alguns casos específicos é indicada uma cirurgia para liberar o liquido e a coroa do dente.

cisto de erupção

Tivemos sorte porque o cisto dele não estava azulado, e não foi preciso fazer nenhum procedimento cirúrgico, enquanto a Dra. Helga estava olhando os dentinhos do Lorenzo, ele acabou mordendo a gaze e o cisto estourou. No outro dia o dente já havia aparecido e as dores foram embora. Me senti um pouco culpada por não ter prestado atenção aos dentinhos dele, eu havia percebido que o dente estava demorando pra sair, mas como não tinha conhecimento e informação sobre o assunto, eu não pensei que pudesse ser algo sério.

Por isso é muito importante levar os bebês a um odontopediatra assim que os dentinhos começarem a sair. Prevenção é tudo e higiene bucal pode prevenir muitas doenças. A Dra. Helga nos contou uma coisa muito triste, existem crianças de 2 a 3 anos que já fazem canal dentário, vocês conseguem imaginar uma coisa dessas? Imagina o sofrimento da criança com dor de dente? Mas sabem porque isso acontece? Porque muitos pais não cultivam o hábito de escovar os dentes. Desde pequenininho podemos usar uma dedeira ou até mesmo uma gaze para fazer a higienização da boca. Não pense que só porque o bebê toma leite materno que está livre das caries, elas existem e é preciso fazer a prevenção.

Além disso, muitos pais acham que não é necessário levar uma criança a um dentista, porque os dentes de leite vão cair, e que só é preciso cuidar dos dentes definitivos, mas isso é um equívoco enorme!

É importante ficarmos atentas ao nascimento dos dentinhos, eu não sabia que isso poderia acontecer e como já disse nem sabia que existia. Informação é importante e levar os pequenos logo cedo no dentista é mais ainda, quanto mais cedo eles aprenderem sobre higiene bucal, melhor!

Super beijo!

5 Comentários
Saúde e Bem Estar
5 Comentários
  1. ELMA   em 17/09/2016 - 22:26

    Descobri hoje que minha filha está com um cisto de erupção tô super preocupada com a possível possibilidade de uma intervenção cirúrgica.

  2. Rafaela   em 30/10/2016 - 11:13

    Meu filho também está. Descobri na sexta. Essa madrugada ele teve 37,5. De quanto era a febre de sua filha?

    • Josi Alves   em 01/11/2016 - 21:35

      Ele ficou só febril, graças a Deus nada demais. Acho que a temperatura da sua filha também está leve.

  3. Nathane   em 12/11/2016 - 23:27

    Descobri agora anoite que a minha filha tbm está com o cisto em erupção estou muito preocupada vou procurar um odontopediatra pois a médica disse que está muito inchado e que pode ser caso de intervenção cirúrgica! Passou uma pomada e aliviu. Quais foram os cuidados que vcs tiveram com seus pequenos?

  4. Sheila   em 14/04/2017 - 09:14

    Meu filho está assim com o molar. Depois de ler aqui, vou levá-lo na dentista.
    Obrigada pelas informações.

Deixe seu comentário