•  22 jul 2015  •

A Arte de Ser Mãe – Cris Guerra

Oi mamães! Dia 11/07 em Belo Horizonte, aconteceu o 1° Seminário Internacional de Mães. Tive o prazer de participar deste evento maravilhoso organizado pela revista Pais & Filhos e pelo grupo Sou Mãe. Não tenho palavras para descrever o tanto que este evento teve de importância para mim, como pessoa, como blogueira e como mãe. Foi a primeira vez que viajei a trabalho. Também foi a primeira vez que viajei sozinha, e minha primeira vez longe do Lorenzo desde que ele nasceu. Não preciso nem falar que fiquei morrendo de saudades e que chorei muuuito no quarto do hotel,  rs.

Hoje vou contar para vocês tudo o que aconteceu por lá, e falar um pouquinho sobre uma das palestras que mais me tocou, como mulher e mãe. Espera um pouqinho que já conto rs ( já tô atropelando tudo rs).

Cheguei em BH na sexta-feira para uma coletiva de imprensa com os palestrantes. Tinham muitas blogueiras de maternidade lá e foi muito legal poder conhecê-las pessoalmente, porque a gente acompanha o trabalho delas pelas redes sociais também, assim como vocês! Tivemos a oportunidade de conversar com as palestrantes (nem falei quem são elas né? rs) Bom, vamos lá!

Cris Guerra – A Cris é publicitaria, escritora e colunista. A Cris começou seu primeiro blog em 2007 o Para Francisco . Francisco é seu filho, e o intuito do blog na verdade era contar ao Francisco sobre seu pai, que teve morte súbita dois meses antes dele nascer, sobre o mundo e sobre ela mesma.

Melinda Blau – Quem me acompanha aqui no blog sabe que sou fã da Melinda, e tive o prazer de conhece-la neste seminário. A Melina é autora dos best sellers A Encantadora de Bebês. Já fiz alguns posts sobre as técnicas do livro, veja aqui sobre como fazer seu bebê dormir a noite toda e como estruturar uma rotina para seu bebê.

Pamela Druckeman – Autora de Crianças Francesas não Fazem Manha. Pamela descobriu como os Franceses educavam seus filhos, e suas noites mal dormidas tiveram um fim, quando ela decidiu seguir o comportamento dos pais franceses na criação de seus filhos.

Tivemos também palestras com Dr. Luiz Alberto Hanns – Onde ele falou sobre seu livro A Equação do Casamento. O que fazer para que marido e mulher permaneçam casados e felize: compatibilidade psicológica, convivência a dois, graus de consenso, atração sexual, ciclos de vidas, pressões e frustrações externas e vantagens de permanecer casado.

Laura Muller – Sexóloga, seu tema foi: “Sexo depois dos filhos”.

Mas hoje quero começar com a palestra da Cris Guerra. Tivemos a oportunidade de conhecer a Cris na coletiva de imprensa, fizemos algumas perguntas, e desde aquele momento fiquei imaginando o que nos esperava no dia seguinte, no dia do seminário. A história de vida da Cris é incrível, sem os pais, sem o marido, Cris teve que procurar forças de onde ela nem sabia que existia para continuar vivendo, afinal, seu filho Francisco estava a caminho. Foram muitas as inspirações que a Cris nos passou, mas a principal delas, foi sobre a Arte de ser Mãe.

IMG_9615

Sabe aquela frase: Se a vida só te der limões, faça uma limonada? A Cris nos mostrou que sim, é possível fazer uma limonada docinha de limões amargos. Ela começou contando sobre sua infância, de como perdeu os pais, de como teve que se virar sozinha.

Era só parar um minutinho para perceber que aquelas mães (que eram muitas, pouco mais de 700) estavam encantadas, emocionadas, paralisadas com o que a Cris estava falando. Era uma mistura de sentimentos, haviam momentos de choro, de risadas, eu não queria perder nada.

Vocês já pararam para pensar que reclamamos muito? Que esquecemos de agradecer todos os dias pela nossa vida, a vida dos nossos filhos, das pessoas que amamos?

     ” O mais difícil foi não ter com quem dividir a alegria de ter um filho”

                                                    Cris Guerra

 

Sentar ali e ouvir tudo aquilo que a Cris dizia, abriu meu coração. Ela mostrou não só a mim, mas à todas as mamães ali presentes que para ser feliz, só depende de nós mesmas! Que não há obstáculos que possam nos impedir de continuar, de seguir em frente, de lutar contra tudo e contra todos por aqueles que amamos. Abaixo uma lista que a Cris dividiu com todas nós, 10 coisas que ela aprendeu com a maternidade.

10 coisas que aprendi sendo mãe

1 – Maternidade não vem com manual.

2 – Ser mãe é saber dizer não, principalmente para as expectativas dos outros.

3 – Mães são empreendedoras.

4 – Comparou, chorou.

5 – Ter um filho rejuvenesce.

6 – Ser mãe não é minha única fonte de satisfação.

7 – Uma aventura sem volta.

8 – Mães precisam de ajuda.

9 – O que faz um filho feliz, é uma mãe feliz.

10 – Aprendi a me perdoar.

” Quando nasce um bebê, nasce uma empreiteira, capaz de cavar a estrada, quando não há caminho, só para poder dizer: é por ali filho”

                                                  Cris Guerra

 

Vejam esse vídeo lindo, que fez todas as mães chorarem no seminário. Tenho certeza que vocês irão se identificar também! A criança narrando é o Francisco, coisa mais linda!!!


Já estou muito ansiosa para que aconteça logo o 2° Seminário internacional de mães! Foi um presente ter participado como parceira do seminário. Parabéns à revista Pais & Filhos pela realização do evento e muito, muito obrigada à Daniela Lacerda e Ana Paula Menegatti pelo convite!

IMG_9656

Espero que tenham gostado e se emocionado como me emocionei com esse vídeo!

Beijos

3 Comentários
Saúde e Bem Estar
3 Comentários
  1. Bolhinhas de Sabão para Maria   em 22/07/2015 - 22:13

    Josi, esse Seminário foi inesquecível. Difícil saber qual parte emocionou mais.. Mas com certeza a história de vida de Cris Guerra chamou a atenção de todos… Uma história cheia de vida, de lutas, de garras, de alegrias, de tristezas, mas de vitórias…

    O Seminário e tudo ficará na lembrança.. Foi um prazer ter tido essa oportunidade, foi um prazer ter conhecido vocês..

    Lindo post!

    Beijocas no coração

    Tê e Maria ♥

  2. Bolhinhas de Sabão para Maria   em 22/07/2015 - 22:14

    Ahhh acabei de postar a segunda parte do Seminario… estou dividindo… Vim convidar você para dar um pulinho no Bolhinhas… Será um prazer..beijos beijos..

    Teresinha.

    http://www.bolhinhasdesabaoparamaria.com.br/2015/07/seminario-de-maes-entrevistas-e.html

  3. Erika   em 03/01/2016 - 12:34

    Estou amando se blog, muito útil.

    Que vídeo lindo da Cris Guerra!

Deixe seu comentário