•  15 set 2016  •

Área de crianças autistas

Oi mamães! Hoje quero falar com vocês sobre as áreas de crianças autistas aqui nos EUA! Há alguns dias venho pesquisando sobre este assunto que me chamou muito a atenção.

Dia desses levando o Lorenzo para a escola, ao estacionar em uma rua, me deparei com uma placa que nunca havia visto antes. Uma placa de “aviso – alerta”, escrito : AUTISTIC CHILD AREA (Área de Crianças Autistas).

Fiquei pensando qual o propósito daquela placa, o que ela queria passar para nós, os motoristas. Tirei uma foto e quando cheguei em casa fui pesquisar sobre o assunto, e descobri o seguinte: as famílias de crianças autistas nos EUA são completamente divididas em relação se a placa deveria existir ou não. As famílias que defendem a placa, argumentam que ela é um aviso aos motoristas de que crianças autistas na área poderiam estar andando a esmo pelas ruas, e que motoristas mais alertas teriam mais cuidado ao dirigir. Famílias com crianças autistas podem solicitar a placa junto à prefeitura de sua cidade em alguns estados dos EUA. Já as famílias que condenam o uso da placa, dizem que ela pode ser discriminatória, e levar à uma visão de que crianças autistas estão em desvantagem completa em relação a outras crianças, e dizem isso argumentando que em momento algum se viu uma placa dizendo “cuidado, crianças correndo atrás de bolas”, que também é algo que demandaria cuidado.

crianças autistas

Os americanos costumam ser muito conservadores em relação ao trânsito, especialmente quando se trata de crianças. Para vocês terem uma ideia, se um ônibus escolar (aqueles amarelos que vemos em filmes) for parar em uma rua de duas mãos, motoristas dos dois sentidos (sim, inclusive do sentido contrário) precisam parar o carro completamente com pelo menos 20 pés de distância (algo em torno de 7 metros). Sinais de crianças com deficiência visual ou crianças com deficiência auditiva nas ruas são bastante comuns, então olhando por essa ótica entendo que faria sentido também ter um sinal de criança autista na vizinhança, mas as famílias que são contra também têm suas razões pra achar que o sinal é discriminatório.

O que vocês acham? São a favor ou contra? Gostaria muito de saber a opinião de famílias brasileiras com filhos autistas! Vocês gostariam que existisse no Brasil placas de aviso como essa?

 

Super beijo!

0 Comentários
Saúde e Bem Estar
Deixe seu comentário