•  19 maio 2015  •

12 Regras para Visitar um Recém-Nascido

Oi mamães! Hoje vou falar de um assunto um pouco polêmico. Existem regras para visitar um recém-nascido? Sim, claro! Quem já é mãe sabe muito bem como certas coisas incomodam, por isso darei algumas dicas de etiqueta na hora de visitar um recém-nascido.

Não tenham receio de compartilhar este post se você está grávida, quem gosta de você e tem o mínimo de bom senso com certeza não vai achar ruim em seguir estas regras.

 

1 – Visitar no hospital ou na maternidade?

Eu particularmente prefiro que as visitas sejam feitas ainda na maternidade. Apesar de ainda estarmos cansadas do parto, inchada, com um bebezinho que mal sabemos como cuidar, na maternidade temos toda estrutura necessária. Se o quarto estiver cheio, a gente pode pedir para levarem o bebê para o berçário.  É claro que é super importante a pessoa ligar antes e avisar o horário que estará indo fazer a visita, assim, podemos organizar melhor o entra e sai do quarto. Tem mãe que prefere receber a visita em casa mesmo, porém é sempre bom perguntar aos pais o que eles preferem. Respeite o horário combinado, e essas visitas não devem passar de 30 minutos no máximo, pois a mãe e o bebê precisam descansar e sua presença pode atrapalhar a rotina.

2 – Ligar antes, sempre!

Se tem uma coisa que com certeza nos deixa irritada é uma visita surpresa. O recém-nascido ainda não tem um horário definido para dormir, já pensou se você chega bem na hora da soneca do bebê? E se a mãe quiser aproveitar para descansar também? Ligue com antecedência, combine um horário, seja pontual e não estique a visita! Um dia de antecedência também é importante! Assim você não pega a mamãe com a casa de cabeça pra baixo, tendo que arrumar tudo de última hora porquê você resolveu aparecer!!

3 – Posso levar crianças?

É melhor não! Se você não tem com quem deixá-los, melhor esperar outro dia para fazer a visita. Crianças normalmente gostam de brincar, fazem barulho, querem segurar o bebê no colo e isso pode deixar a nova mamãe mais estressada ainda. Para evitar esse constrangimento todo, combine com alguém para ficar com as crianças ou apareça outro dia.

4 – Não fume e não use perfumes

Não preciso nem comentar né! Em uma visita a um recém-nascido não fume nem use perfume. O bebê ainda tem o olfato muito sensível e pode desenvolver alergias por conta de cheiros fortes.

5 – Não peça para segurá-lo no colo

Se a mãe não ofereceu, não peça. Simples assim!

6 – Não peça para acordar o bebê

Se tem uma coisa que é sagrado é o sono do recém-nascido. Veja bem, a mãe passa a madrugada dando de mamar, trocando fraldas, esperando o bebê arrotar. E quando eles dormem, é o tempo que se tem para descansar.  Se você chegou e ele estiver dormindo, nada de pedir para acordá-lo.

7 – Não beije o bebê e nem pegue nas mãozinhas

Higienize sempre as mãos e evite beijar o bebê ou pegar nas mãozinhas dele. Os recém-nascidos estão desprotegidos e vivem com as mãos na boca.

8 – Sem fotos em redes sociais

Hoje em dia com tantas redes sociais é impossível não tirar uma foto do bebê. Mas não faça isso sem perguntar antes aos pais se pode. Caso os pais permitam, não use flash, pode incomodar o bebê.

9 – Não faça visitas se estiver doente

É sempre bom lembrar né? O sistema imunológico do bebê ainda não está desenvolvido e ele ainda não tomou todas as vacinas. Evite ir visitá-lo se estiver doente.

10 – Hora da mamada

Este é um momento somente da mãe e do bebê. Deixe-os sozinhos, e nada de ficar fazendo perguntas do tipo: seu leite já desceu, ele mama bem? Etc.

11 – Não se chateie se pedirem para esperar

A chegada de um recém-nascido traz muitas mudanças à vida dos novos pais. Tente entender isso e vá visitar o bebê quando a visita estiver liberada.

12 – Jamais, em hipótese alguma, dê palpites

Principalmente se for uma mamãe de primeira viagem! Nada pior para uma mãe que está insegura, cansada, inchada e com dores do que ficar ouvindo conselhos e dicas que ela não pediu!

Na verdade, acho que o mais importante aqui é o bom senso gente! Uma visita a um bebê não é pra ser uma inquisição de tantas perguntas ou uma sessão de aprendizado para os pais. Você está lá apenas para conhecer aquele pequeno bebê que chegou ao mundo. E só. Seja breve, educado, respeite, e tudo correrá bem!

Super beijo!

14 Comentários
Saúde e Bem Estar
14 Comentários
  1. janeide   em 21/05/2015 - 10:37

    Muito boa as dicas amei .

  2. Adriana Pierantoni ,   em 24/05/2015 - 21:30

    Querida neta. Achei interessante esta publicação e resolv i enviá-la.Beijos.

  3. SELMA - PAULÍNIA - SP   em 08/08/2015 - 13:44

    Concordo com alguns itens, principalmente se a pessoa está doente, o que parece inofensivo para ela, não é para um rn. Mas comigo foi bem diferente, na 2ª semana o pai fez uma festa convidando todos os amigos de infância e os estranhos, que é claro sempre acompanham. O que aconteceu é que a pessoa principal não compareceu na festa de boas vindas, porque o horário não era para um bebê. Abraço.

  4. carla caroline   em 24/11/2015 - 13:03

    Achei otimo, pois recentemente tive gemeos e eu me estressei muito pois havia muito encomodo da parte da familia do.meu marido.. fiquei que nem um Zumbi.. mal conseguia dormir.. foi terrivel.. ate hoje meus bebes com.3 meses esse povo vem me incomodar.

    • Josi Alves   em 26/11/2015 - 00:29

      Acho que durante a recuperação da mamae e os 3 primeiros meses do bebê as pessoas devem se colocar no lugar para que não haja estresse né? Beijos

    • Camila Santos   em 19/04/2016 - 11:11

      Concordo plenamente!! Comigo aconteceu o mesmo! As pessoas acham que é oba oba querem beijar chegam da rua e não lavam as mãos, ficam pegando nas mãozinhas acordam o bebe, falam alto só faltam jogar pra cima! Se eu soubesse q as visitas seriam assim teria recusado TODAS!!

  5. Dayala   em 24/11/2015 - 14:00

    Quanta besteira kkkkkkk kkkkkkk
    Meus amigos me fizeram surpresa na maternidade e eu amei . Todos pegaram minha filha e isso não mudou nada em seu desenvolvimento .

    • Brenda   em 17/10/2016 - 18:07

      Pra você pode até ser besteira mas muitas mães não gostam de certo comportamentos dos visitantes!

  6. Claudia   em 25/11/2015 - 12:31

    Concordo plenamente com o que a colega postou nos 12 itens, não acho frescura porém cuidados necessários à quem vc ama demais e ainda nem tem imunidade …meu bebê está com 16 dias de nascido e eu fiz cesariana nada mais inconveniente uma pessoa chegar de manha justamente no horário que eu consigo cochichar já que meu bebê troca o dia pela noite nessa adaptação. Não gosto tb que fique pegando na mãozinha já que tudo ele leva a mão na boca. Podem criticar e achar frescura mas é amor,cuidado pois depois quando acontece algo somos nós mães que sofremos com nossos pequenos. Quase tudo aqui que a colega postou foram recomendações que recebi da pediatra no hospital…perfume nem pensar o bebê só desenvolve imunidade a partir de 3 meses por isso não podemos nem lavar com shampoo o cabelo do bebê e nem usar talco,perfume ou óleo. ..tudo muito coerente os itens citados. APOIO!!!!!!

    • Josi Alves   em 26/11/2015 - 00:27

      Muito obrigada Claudia! Boa recuperação e muita saúde para seu bebê! Beijos

  7. ivanicebuliski   em 27/11/2015 - 18:24

    Achei bem chato, pois a quem amamos não tem horário pra visitar, podemos estar cançada que queremos que a vizita fique mais um pouco quem é chata ai tudo torna xato mais quem é feliz tudo fica lindo pode vizitar quando quizer pegar o nenê que depois dorme nunca vizitarei alguém cheio de frescura fiquem bem sozinha com seus cuidados É isso

    • Josi Alves   em 29/11/2015 - 17:13

      Oie! Super respeito a sua opnião! Afinal, todos somos diferentes! O que funciona pra mim, pode não funcionar pra você! O importante é nos sentirmos bem! Beijos

  8. Tania Abras Ribeiro   em 19/11/2016 - 12:50

    Me desculpem mas tem gente que acha que o mundo é uma fantasia, não acredita que um recém-nascido não tem imunidade, que a mãe principalmente de primeira viagem estressa muito com todas as mudanças, ver uma criança sob a sua responsabilidade, para quem tem responsabilidade não é simples e ainda tem o desconhimento

    Na verdade acho que deveria ser proibida visita nos dois primeiros meses. Tem gente sem noção sim, e não são poucos/poucas.

Deixe seu comentário