•  21 maio 2015  •

11 Dicas do que NÃO se deve dizer a uma nova Mãe

Oi mamães! O post de hoje é para você que está grávida ou que acabou de dar à luz! Como também fiz parte deste grupo não foi difícil listar as 11 dicas do que não se deve dizer a uma nova Mãe! Estava escrevendo o post sobre As 12 regras para visitar um recém-nascido e um dos itens era sobre dar palpites, então resolvi escrever um post separado sobre isso.

Com o nascimento do bebê ficamos frágeis, inseguras, choronas e com os nervos à flor da pele e qualquer comentário desnecessário pode gerar grandes impactos em nossa nova vida. A chegada de um filho muda nossa rotina, deixa a casa de pernas pro ar, então preparem os ouvidos porque esses serão apenas alguns dos palpites que irão escutar quando seu bebê chegar.

1 – O bebê está com fome

Olha, deu até um arrepio só de lembrar que escutei isso algumas vezes! Fala sério, esse é o tipo de comentário que deve ser evitado. Só porque ele está chorando é fome? Posso não entender (ainda) o significado do choro dele, mas quando alguém nos diz algo do tipo, não soa muito bem, começamos a imaginar mil coisas e tem gente que solta comentários do tipo: será que você não tem leite suficiente? será que seu leite não é fraco? (pois é), e ainda tem gente que tem mania de falar para engrossar o leite ou dar complemento com fórmula. Então por favor, NUNCA fale isso a uma mãe! Se precisar fazer algo do tipo, ela e o pediatra irão decidir ok?

2 – Que cara de cansada

Ah vá?! Será que é porque não durmo uma noite inteira desde que meu filho (a) nasceu? Tô cansada, mas tô feliz!

3-  Vai voltar a trabalhar?

Pára tudo! Será que é hora mesmo de falar sobre isso? Nenhuma mãe pensa neste assunto após o nascimento do seu filho. O que queremos é curtir cada momento ao lado deles, e isso é coisa para se pensar depois…. Bem depois!

4 – Você não está dando o peito?

Esse tipo de pergunta não se faz nem por decreto! Se a mãe comentar sobre o assunto tudo bem, mas nunca, jamais pergunte isso. Amamentar não é fácil e se não deu certo por qualquer motivo a mãe já deve ter passado por sofrimento suficiente!! Então por favor, nada deste tipo de comentário!

5 – Ele (a) chora muito né?

Ele é um recém-nascido e todo recém-nascido chora, é a forma que eles têm de se comunicarem. Uma mãe de primeira viagem é muito insegura e dependendo do comentário que você fizer, vai encher a cabeça dela de medos e inseguranças que não precisam e ela pode achar que está sendo uma péssima mãe.

6 – Ele (a) não se parece nada com você!

Ok, ok, eu sei que meu filho (a) é a cara do pai (menos mal né?) Mas precisa ficar repetindo?

7 –  É para quando o próximo?

Oi???

8 –  Evite fazer comparações entre os bebês

Não diga que fulano com aquela idade já dormia a noite toda, ou que mamava igual um bezerrinho ou que nasceu com tantos quilos etc. Como já disse, tudo é motivo para uma recém-mãe achar que o problema é com ela. E tudo o que precisamos é de apoio e palavras carinhosas, oferecer ajuda tudo bem, mas nada de criticar ou comparar ok?

9 – Ele (a) está com cólicas por que você está passando seu nervoso para ele (a)

Eu poderia ficar sem ouvir essa não é mesmo? Então quer dizer que se meu filho está com cólica a culpa é minha? Já não basta termos que passar por esse sofrimento ainda vou ter que carregar essa culpa comigo?

10 – Não diga nada em relação ao nosso peso

Somos mulher, contudo somos vaidosas. Engravidar é lindo, nosso corpo fica lindo com aquele barrigão, mas não é o tipo de corpo que queremos para sempre né? Sabemos que leva um tempo para voltar ao que éramos antes, e que as vezes não é tão fácil assim, então, quanto menos comentários da nossa forma física, melhor!

11 – Seu bebê é muito pequeno e/ou magrinho

Quer deixar uma mãe furiosa e preocupada é com esse tipo comentário. Se ele é realmente pequeno ou magrinho a mãe já sabe e não precisa ficar ouvindo, além do que, isso com certeza deve machucá-la se o bebê tiver algum problema de saúde.

E vocês? Ouviram alguma coisa de que não gostaram?

Super Beijo!

13 Comentários
Saúde e Bem Estar
13 Comentários
  1. flavia   em 21/05/2015 - 22:01

    Pura verdade. Tem gente que não tem desconfiometro.

  2. Bruna   em 21/05/2015 - 22:58

    Ele está com fome? Está na hr do mamá? Ele já mamou? Me irrita muito esses comentários, mas já ouvi coisas do tipo: quer fazer ele dormir com fome, por isso ele chora!!! Aff que raiva!

  3. Soraya Martins   em 22/05/2015 - 03:14

    Tem gente que e meio sem noção pergunta cada besteira…

  4. daniele   em 22/05/2015 - 19:01

    Meu filho davi quando nasceu era bem vermelhinho e toda vez q tracava ele minha sogra dizia ele tá assado e eu respondia ..não ele é vermelhinho assim mesmo. ..quando fui p a primeira consulta ela não perguntou nada, se estava tudo bem ou outra coisa qualquer a primeira pergunta foi a dra não falou q ele estava assado? Ai eu respondi….não dona…a senhora acha q eu não cuido do meu filho???? Há também ..eele não podia chorar q dizia ele deve tá sujo crianças não gosta de ficar sujo… e as pérolas do tempo dela ….. no meu tempo. ………era assim na verdade parece q só ekas sabem de tudo

    • Mi   em 19/07/2015 - 20:56

      Minha sogra eh um ser desnecessário na minha vida. Não ajuda e só me atrapalha ….. na gravidez era cada comentário, outro dia mandou eu dar as “tetas” ….disse q não era vaca p isso e que eu tinha seios. ….

  5. Ana Claudia Andrade   em 22/05/2015 - 22:41

    Eu ouvi muito “ela ta chorando pq eh manha, ta acostumada a ficar no braço”. Ai que raiva… Rssss

  6. Maira Sofia   em 23/05/2015 - 00:46

    Quando tive meu 2¤ filho, meu mais velho tinha 3 anos incompletos. Fiz de tudo para que ele não tivesse ciúmes, enquanto alguns ignorantes comentavam que ele “iria perder o colo” e pediam que eu “lhes desse o mais velho pois eu tinha outro nenê” coisas do tipo. Convenci-o de que ele era ainda mais necessario e querido. Entao, não contentes, ao verem a paixão do menino pelo irmãozinho, passaram a dizer que ” levariam o maninho pra casa”, que iriam “roubar o maninho”!!!! Pode??? Me cansei e, olhando pro menino disse: “se a tia tentar roubar o maninhoa mamãe chama a policia pra ela, e ela vai presa, porque o maninho é teu”. As visitas ficaram me olhsndo com caras de ofendidas, me acharam louca!! Quanta ignorancia! Atrapalhando ao inves de ajydar!

  7. Carla Souza   em 08/06/2015 - 11:54

    Sobre o peso e dele ser a cara do pai q me inritam muitooo

  8. Vânia   em 12/07/2015 - 15:58

    Que não é fácil todas as mães sabem … tbm ouvi muitas dessas perguntas e até outras indecentes tbm … tipo a marca da fralda q deveria usar … sem sequer me trazer uma caixinha de cotonete….. gente q nunca teve filhos…. querendo ensinar e saber mais do que eu o q estava passando .. dizendo eu entendo e assim mesmo vc está errada num é assim q faz. .. aff …. tem visitas q é melhor nem aparecer… mas graças a Deus td passa inclusive a curiosidade das bisbolhoteiras

  9. leidiane santos.   em 10/08/2015 - 15:17

    Sei bem como é ouvir algu desagradavel na visita de um récem-nascido.
    Pois foi uma pessoa da familia msm,quando tive minha bb,tivemos umas complicações e na hora da alta eu recebir é a minh bb fikou na Uti,é em uma visita da minha prima ela teve a coragem de falar,cuidado pra nao levarem tua filha de laá,ha paciência ne……..é por incrivel qe parece ela nao fala ms cumigo! Hha fika a dica ,pra gente 100noção.

  10. Danielle   em 02/10/2015 - 16:56

    Ainda bem que fiz QUESTÃO avisar e de deixar uma mensagem no facebook avisando que era melhor não receber vistisas por enquanto, já que minha bebe era muito novinha e não tinha recebido as vacinas ainda, e que poderia ser perigoso para ela, consegui evitar alguns dos aborrecimentos MAIORES, mas ainda ouvi alguns comentários desnecessários :(

  11. Wagna   em 15/02/2016 - 14:11

    Falou tudo..eu passei por tudo isso. Quando o meu filho nasceu ele cjorava muito, e a minha sogra vivia dizendo que ele chorava pq eu não tinha leite o suficiente, ela dizia que eu estava matando o neto dela de fome…isso ficou na minha cabeça de uma tal maneira, eu me sentia péssima ficava preocupada, a hora da amamentação ao invés de ser um momento único e agradável, se tornou um momento de pura tensão, e quanto mais tensa eu ficava menos leite saia. Enfim eu resolvi dar o leite em pó pra ele….me arrependo até hj…isso me dói muito. Me dói por eu não ter tentado mais, por ter escutado os outros de mais. Eu levarei essa culpa pra sempre

  12. Bianca Gomes   em 01/11/2016 - 13:21

    O pior é dizerem que ele têm cólicas por que você se alimenta inadequadamente ou não está bebendo água suficiente. Ou ainda pior, dizerem que teu filho não está gostando do teu leite, porque ele sabe que é por causa do teu leite que ele têm cólicas.

Deixe seu comentário