•  04 nov 2015  •

As emoções na gravidez

Oi mamães! O post de hoje, é especialmente para as recém gravidinhas! Vou contar para vocês sobre as alterações emocionais que acontecem durante a gestação.

Na semana em que descobri minha gravidez, eu estava numa alteração de humor que nem eu me aguentava! Eu estava tão ansiosa, que eu fiz um teste de gravidez uma semana antes de atrasar a minha menstruação, e claro deu negativo. Com isso fiquei tão nervosa, que nem meu marido estava aguentando.

É super normal ocorrerem mudanças de humor no primeiro trimestre da gestação. A gente passa do riso ao choro, da paz ao nervoso, e nem a gente se entende direito. O inicio de uma gestação nos traz medos, inseguranças. Sejam elas em relação ao bebê, à nova vida, aos gastos e até mesmo aos maridos. Com as alterações dos hormônios, vem os enjoos também! Eu sofri demais, até as 20 semanas. Outra coisa que me lembro muito é que fiquei um grude só com meu marido e muuuuito ciumenta. Mas isso pode acontecer ao contrário também, já ouvi casos de mulheres não suportarem os maridos, enjoarem do cheio etc. Tadinhos né? rs

gravida

O que acontece no primeiro trimestre

No começo, a mulher grávida oscila entre o medo e a alegria. Especialmente se você for uma mãe de primeira viagem, o medo costuma ser um sentimento recorrente, já que se trata do desconhecido. Pode surgir insegurança sobre o fato da sua vida não ser mais a mesma depois que o bebê nascer e de que as coisas não saiam como você espera.

A isso é possível adicionar o desconforto físico, náuseas, vômitos, insônia, cansaço, falta de apetite ou fome intensa. E, como se já não fosse o bastante, ainda existe o temor da perda da gravidez, que ocorre com mais frequência durante o primeiro trimestre (geralmente devido às más-formações genéticas).

As emoções no segundo trimestre

Algumas mulheres só conseguem acreditar de fato que serão mães quando sentem seu filho se mexer ou quando o veem no ultrassom. Aqui tudo começa a mudar, e a sensação de ter um bebê na barriga torna o fato mais concreto e visível para as outras pessoas.

Durante o segundo trimestre da gravidez e com os primeiros movimentos do bebê, surge um emocionante diálogo entre mãe e filho – que não acaba com o nascimento, mas se fortalece por toda a vida.

Os desconfortos físicos do primeiro trimestre desapareceram e, nesta fase, a mãe já se sente bem: dorme e come melhor e vive com prazer, tranquilidade e alegria. O segundo trimestre é o paraíso da gestação!

E no terceiro trimestre…

Chegando ao terceiro trimestre, perto do final da gravidez, as alterações de humor voltarão. Podem surgir dores nas costas, aumento do cansaço e, talvez, o seu bem-estar emocional seja afetado. A barriga começa a pesar nas últimas semanas e o parto é cada vez mais desejado por conta desse desconforto.

Neste período surgem novos temores, como: sobre a dor que você sentirá durante o trabalho de parto, se o bebê será saudável, se você vai ser uma boa mãe ou o seu parceiro um bom pai.

Os três trimestres têm seus momentos específicos e cada mulher grávida vai vivê-los de uma maneira distinta. São nove meses de espera, que terminam com seu bebê nos braços e o início de uma nova etapa.

O importante é não se esquecer que todo esse turbilhão emocional é normal. Saiba que você deve se cuidar e que aproveitar cada momento da gestação vai lhe fazer chegar ao parto com mais tranquilidade. Tenha um tempo para você e a gravidez se transformará em uma maravilhosa experiência de crescimento emocional, mental e espiritual.

 

Fonte: http://disneybabble.uol.com.br/

1 Comentário
Gravidez
1 Comentário
  1. Melissa Cortez   em 05/11/2015 - 17:09

    Fase gostosa! Mesmo com todos os incômodos, me lembro com saudade da minha barriguinha. =)

Deixe seu comentário